Publicada em 13 de Agosto de 2015 �s 16h46
O velocista José Carlos Gomes Moreira, conhecido como Codó, de 31 anos, já está em Pequim, na China, onde, a partir do dia 22, disputa o Campeonato Mundial de Atletismo 2015. Apesar de ter nascido na cidade maranhense que lhe rendeu o apelido, o atleta é federado desde 2004 na Federação de Atletismo do Piauí (Fapi). Ele é campeão de revezamento 4x100 metros e especialista nos 100 metros rasos, tendo participado dos Jogos Pan-Americanos de 2007 quando conquistou a medalha de ouro; dos Jogos Olímpicos em 2008, onde ficou em quarto lugar e do Pan de Toronto, esse ano.
Patrocinado pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), para custeio de despesas com viagens, hotel e deslocamento, Codó é o único atleta nordestino masculino a disputar o mundial. A delegação brasileira é composta por 48 brasileiros, sendo 29 homens e 19 mulheres.
Segundo Márcia Cristiane Araújo, presidente da Fapi, um dos objetivos de Codó é buscar índice para as olimpíadas no Brasil, em 2016. Já o treinador Fernando Donatan, deposita total confiança, acreditando que o atleta chegará ao seu auge.
Vicente Sobrinho, presidente da Fundação dos Esportes do Estado do Piauí, elogiou o desempenho do velocista. “Codó é uma perspectiva positiva para o Estado. É um atleta de ponta, olímpico, e nós estamos apostando nessa parceria com a federação no positivo do atleta nessa competição mundial. Esse evento que ele está indo para a China faz parte de uma preparação. Tudo foi planejado em função dessa parceria”, disse.