Piaui em Pauta

-
-
A Secretaria de Estado da Saúde planeja ações para chamar a atenção da população

Governo promove mobilização para Dia Estadual de Luta dos Portadores de Doença Celíaca

Publicada em 25 de Maio de 2015 �s 15h38


A Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com representantes do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), planeja uma série de ações para chamar a atenção da população para a luta dos portadores de doença celíaca no Piauí. O Dia de luta ocorre no dia 19 de junho, pela Lei Estadual 6.445/13.

No país, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas sejam portadoras da doença celíaca. No Piauí, não existe estimativa para o número de casos, por falta de um sistema de informação com cadastro dos diagnósticos da doença. “Essa é uma das lacunas que buscaremos preencher com a criação do Dia Estadual de Luta dos Portadores de Doença Celíaca, a formação de uma base de dados com informações sobre a doença para podermos implantar políticas públicas de apoio aos portadores”, informa Consolação Nascimento, coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde.

Outras ações também estão previstas, como a elaboração um fluxo padrão para diagnóstico e tratamento dos pacientes e promoção de campanhas educativas sobre a doença. “É um passo muito importante que o Governo do Estado está dando. A partir de agora, teremos como identificar esses portadores da doença Celíaca e nos unirmos em associação para buscarmos melhorar o acesso dessas pessoas à vida social, já que ficam impossibilitadas de socializar-se devida às limitações alimentícias a que estão submetidas”, comemora a advogada e mãe de pessoa portadora da doença, Cleamara Bento.

A doença celíaca se caracteriza pela intolerância ao glúten, proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio, na aveia e em seus derivados. Nos celíacos, esses alimentos desencadeiam a produção de anticorpos no intestino que dificultam a absorção de nutrientes e pode levar a uma série de doenças, como desnutrição, osteoporose e câncer.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI