Publicada em 15 de Agosto de 2012 �s 10h22
Os 21 supervisores das Gerências Regionais de Educação (GRE) do Piauí participam do curso de capacitação do Projeto Jovem de Futuro, um apoio técnico e financeiro para as escolas que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). O curso prevê a formação dos supervisores durante três anos.
“A partir da adesão ao ProEMI a Secretaria da Educação está planejando a reestruturação curricular das escolas, no sentindo de dinamizar e fazer com que a escola fique mais atrativa, com foco na aprendizagem do aluno”, explica a gerente de Ensino Médio da Seduc, Marcoelis Pessoa.
Em todo o país, apenas 7 estados estão fazendo parte do Projeto Jovem de Futuro. O projeto é executado nos estados pelo Instituto Unibanco, que fica responsável em capacitar os gestores da rede de educação do Ensino Médio. “A Secretaria da Educação do Estado adere ao programa ProEMI e ao projeto Jovem de Futuro, e o Instituto Unibanco participa com as ferramentas para auxiliar, apresentando toda a bagagem para o desenvolvimento político estadual. Através da capacitação formamos uma equipe técnica que ficará responsável pela gestão das unidades escolares”, esclarece Cláudio Acácio, da equipe nacional do Instituto Unibanco.
Segundo Acácio, os primeiros estados onde o programa foi implantado, Rio de Janeiro e Minas Gerais, apresentaram significativos avanços no indicadores educacionais. O projeto pretende ainda aumentar, em um desvio padrão, as médias da escola e diminuir em 50% o percentual de alunos com desempenho considerado abaixo do intermediário, na escala da Avaliação da Educação Básica (Saeb) de final de Ensino Médio e diminuir em 40% os índices de evasão escolar.