Piaui em Pauta

-
-
No dia 19 de outubro, o governador Zé Filho homenageia os heróis da independênci

Heróis da Adesão do Piauí à Independência do Brasil serão homenageados

Publicada em 06 de Outubro de 2014 �s 12h49


  												Bandeira do Estado do Piauí						 (Foto:Divulgação)					Bandeira do Estado do Piauí (Foto:Divulgação)

No dia 19 de outubro, data em que se comemora o Dia do Piauí, o governador Zé Filho homenageia os piauienses que conduziram adesão do estado à Independência do Brasil. A data marca os 192 anos de adesão da Câmara da Vila de São João da Parnaíba ao movimento de independência liderado por D. Pedro.

As comemorações começam em Parnaíba, onde acontece solenidade cívico-militar em homenagem aos heróis da independência e missa na Catedral de Nossa Senhora da Graça. A missa em ação de graça será celebrada às 6h30. Em seguida, acontece desfile militar e cerimônia de colocação de coroas de flores no monumento aos heróis do 19 de outubro de 1822, na Praça da Graça.

Teresina também participa das celebrações pelo Dia do Piauí. Na capital será celebrada missa em ação de graça na Catedral de Nossa Senhora das Dores, às 18h. O encerramento das comemorações acontece, às 19h30, com show pirotécnico no adro da catedral, na Praça Saraiva.

História

O dia 19 de Outubro foi instituído como Dia do Piauí por meio de projeto de lei de autoria do então deputado estadual José Auto de Abreu, aprovado pela Assembleia Legislativa.

Esta é a data em que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, aderindo à Independência do Brasil. O grito libertário dos parnaibanos foi liderado pelo presidente da Câmara, João Cândido de Deus e Silva, pelo fazendeiro Simplício Dias da Silva, pelos capitães Domingos Dias da Silva e Bernardo de Freitas Caldas e pelo tenente Joaquim Timóteo de Brito.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI