Piaui em Pauta

-
-
O hospital é o único da rede pública de saúde do Piauí que realiza captação de m

HGV realiza mais uma captação de múltiplos órgãos e tecidos

Publicada em 06 de Março de 2013 �s 13h54


  												Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) do HGV - Transplantes						 (Foto:Solinan Barbosa)					Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) do HGV - Transplantes (Foto:Solinan Barbosa)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), através da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), realizou, nessa terça-feira (5), mais uma captação de múltiplos órgãos e tecidos. Foram captados os rins, o fígado e as córneas. A doadora, uma mulher de 54 anos, teve morte encefálica em decorrência de um aneurisma cerebral. Os órgãos e tecidos foram doados mediante autorização da família.

De acordo com Ana Cláudia Ribeiro, enfermeira da OPO, o fígado foi enviado para a cidade de Recife, no estado de Pernambuco, que mandou um avião, ainda na manhã de terça-feira, para buscar o órgão. Os rins e as córneas serão utilizados em transplantes de pacientes que aguardam na fila de espera no Piauí.

Ana Cláudia explica que o HGV é o único hospital da rede pública de saúde do Piauí que realiza captação de múltiplos órgãos e tecidos, procedimento considerado de alta complexidade. De acordo com ela, a unidade já está pronta para iniciar a captação de coração. O Hospital faz, ainda, transplante renal, com doadores falecidos e doadores vivos, e de córnea.

"É de fundamental importância que a pessoa que possui interesse em ser um doador de órgãos avise à sua família. Ocorrida a morte, a doação só será possível se um responsável autorizar o procedimento, por escrito, da retirada dos órgãos. A doação possibilita aliviar o sofrimento de quem espera por um órgão e proporciona uma melhor qualidade de vida para esses receptores", alerta a enfermeira.

A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), que funciona no HGV, é a parte operacional da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Piauí (CNCDO-PI). Tem o objetivo de realizar atividades de procura e identificação de potenciais doadores, falecidos e/ou com morte cerebral, de múltiplos órgãos (rins e fígado) e córneas.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)