Piaui em Pauta

-
-
Hidrogênio verde: entenda como

Hidrogênio verde: entenda como o combustível do futuro é produzido.

Publicada em 19 de Dezembro de 2023 �s 20h22


 O Rio Igaraçu, afluente do rio Parnaíba, no norte o Piauí, será o principal fornecedor de água para o complexo que começa a produzir hidrogênio verde no estado. Mas você sabe como esse combustível do futuro é produzido?

» Siga-nos no Twitter

Entre a nascente e a foz, que deságua no oceano Atlântico, o Rio Igaraçu possui aproximadamente 20 km de extensão. O rio pertence ao "Delta das Américas", terceiro maior do mundo.

"Piauí tem água doce, o Piauí tem lençóis freáticos e o Piauí tem condições reais de garantir a industrialização do estado com a matriz energética nova do hidrogênio verde e também preservar os nossos recursos naturais e meio ambiente" afirmou Daniel Oliveira, secretário estadual do meio ambiente.

O modelo de extração do hidrogênio a ser aplicado no Piauí utiliza a água como fonte para a matriz energética. Essa matéria-prima será direcionada a uma central industrial montada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que fica em Parnaíba, onde acontece todo o processo, até a obtenção do hidrogênio.

Como o hidrogênio verde é produzido
No Núcleo de Formação e Pesquisas em Energias Renováveis (NUFPERPI) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), cientistas desenvolvem pesquisas sobre novas matrizes energéticas, entre elas o hidrogênio verde, extraído a partir da água de mananciais do estado.

"Pense num reservatório com placas. Então, lá dentro, a água está sendo submetida a uma eletricidade, uma corrente elétrica, e lá ela libera, dentro de sua fórmula, o hidrogênio e oxigênio em saídas diferentes, em eletrodos e podem ser captados e armazenados", explicou o pesquisador Bruno Vasconcelos.
Conforme os estudos, a água é colocada num reservatório em contato com uma corrente elétrica de alta intensidade. Essa força é gerada por fontes limpas, vento ou sol. Um processo eletroquímico conhecido como eletrólise faz a separação dos elementos que formam a água.

Segundo o coordenador Juan de Aguiar, do Núcleo de Estudos em Energias Renováveis (Fapepi), depois que as moléculas da água são quebradas, as partículas são extraídas em forma de gás. A energia utilizada para quebrar a molécula é chamada de célula combustível.

"Eu posso aplicar ele na indústria, na mobilidade leve ou pesada, podendo ser produzido como combustível. No caso de exportação, no processo seguinte a produção de hidrogênio, eu posso convertê-lo em outro produto, o metanol ou a amônia", complementa Bruno Vasconcelos.

Tags: Hidrogênio verde - O Rio Igaraçu

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)