Piaui em Pauta

-
-
Hospitais Regionais reduziram

Hospitais Regionais reduziram em 40% a demanda da capital.

Publicada em 01 de Março de 2012 �s 00h13


O novo modelo de gestão adotado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reduziu em 40% as transferências de pacientes para a capital. De acordo com o superintendente de Assistência à Saúde, Ernani Maia, o feito se deve, principalmente, pelo incentivo à produtividade. “Todos os Hospitais no interior do Estado aumentaram sua produção”, declarou.

» Siga-nos no Twitter



No total, mais de 4.000 procedimentos cirúrgicos foram realizados pelos Hospitais Regionais somente neste primeiro bimestre de 2012, sendo que desses, apenas 40 tiveram risco de alta complexidade e foram transferidos para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. “A escolha dos gestores por processo seletivo e a implantação do serviço de traumato-ortopedia iniciado em outubro do ano passado em mais quatro municípios contribuíram para isso”, explica o superintendente.

Os dados foram apresentados durante reunião extraordinária dos Conselhos Estadual e Municipais de Saúde, realizada na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Conselho Estadual, localizada na Faculdade de Ciências Médicas (Facime) e contou a presença dos gestores em saúde das duas esferas (Estado e Municípios), Ministério Público e sociedade civil organizada.

Hospital Getúlio Vargas
Na oportunidade, o diretor geral do Hospital Getúlio Vargas apresentou a situação do HGV em relação a essas demandas. “Tivemos um deslocamento de todo o corpo profissional de urgência para o funcionamento do HUT. Mesmo assim, das 12 salas que temos para realização de cirurgias eletivas, duas são destinadas às cirurgias ortopédicas, o que possibilita o desafogamento do HUT”, explica.


Durante o ano de 2011, o HGV realizou 1.749 cirurgias ortopédicas e neurológicas em usuários vindo diretamente do Hospital de Urgência de Teresina. Dos 1.036 atendimentos ambulatoriais, 641 foram transferências do HUT. “Nosso comprometimento deve ser com especialidades, mas, quando necessário, realizamos cirurgias emergenciais para o bem da Saúde Pública do Estado”, comenta Carlos Iglezias.

Atualmente, o compromisso do maior Hospital Público do Estado é com especialidades médicas, que compreendem a realização de cirurgias específicas, através do Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de Pneumologia, Dermatologia, Oftalmologia e, em breve, atendimento psiquiátrico.

O HGV recebe pacientes de todos os Hospitais do Estado e de fora dele, o que faz surgir, de certa forma, uma fila de espera. “Além do HUT, também recebemos pacientes dos hospitais particulares e até cidadãos de outros Estados. Como trata-se de cirurgias de média e de alta complexidade, é necessário maior acompanhamento” reitera.

O HGV conta, ainda, com um serviço de regulação que, diariamente, entra em contato com os demais Hospitais do Estado, informando a quantidade de leitos disponíveis para encaminhamentos e recebimentos de novos usuários.
Tags: Hospitais Regionais - SASAPI

Fonte: CCOM �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA