Publicada em 04 de Dezembro de 2013 �s 10h48
O Território Entre Rios, que abrange os municípios próximos à Capital, ganhará mais um reforço na saúde. O governador Wilson Martins já autorizou processo licitatório para reforma e ampliação do Hospital Estadual Senador Dirceu Arcoverde, em Água Branca, a 98 quilômetros de Teresina. Com a reforma e ampliação, o hospital atenderá a Rede de Urgência e Emergência, além de se tornar referência na Rede Cegonha.
Segundo o superintendente estadual de Assistência à Saúde, Pedro Leopoldino, a saúde do Piauí está se encaminhando para atender em modelo de rede, assim como está sendo feito a nível nacional. “Estas redes estão sendo estruturadas. As primeiras são as de Cegonha e de Urgência e Emergência. Disponibilizaremos equipes para atender e prestar melhor assistência”, ressalta.
A obra deve ser iniciada nos primeiros meses de 2014 a um custo inicial de cerca de R$8 milhões; parte do recurso vem do Ministério da Saúde, do Governo Federal, e a maior parte será custeada pelo Tesouro Estadual. “Mulheres grávidas serão mais bem assistidas e partos complicados poderão ser feitos lá mesmo, sem que seja necessário o deslocamento das pacientes para a Capital”, frisa o superintendente.
Além do hospital de Água Branca, o Governo do Estado já autorizou processo licitatório para reforma do hospital de União, a 59 quilômetros de Teresina. Com isso, o Território Entre Rios ficará com três polos de saúde com atendimento de urgência e emergência: Teresina, Água Branca e União.