Piaui em Pauta

-
-
Areolino de Abreu possui o tratamento ambulatorial, para casos leves, e o intens

Hospital oferece tratamento psicológico e psiquiátrico gratuito

Publicada em 20 de Março de 2016 �s 08h19


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as perturbações de natureza mental crescem acentuadamente e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI.

Como ajuda às pessoas portadoras de transtornos mentais, o Hospital Areolino de Abreu dispõe, gratuitamente, de tratamento psicológico e psiquiátrico à população do estado.  Por meio de equipe multidisciplinar, o hospital oferece dois tipos de tratamentos: ambulatorial, para casos leves, e o intensivo, para internação integral.

O ambulatorial, que são as consultas, é oferecido a todas as pessoas que necessitem desse tipo de treinamento, com psiquiatras que fazem o primeiro atendimento; as enfermeiras dando suporte técnico; assistente social, encaminhando para o recebimento de benefícios, auxílio doença; e a equipe da odontologia, que presta esse serviço ambulatorial.

A marcação da consulta é feita como em qualquer outro hospital da rede hospitalar de saúde. “A pessoa deve ir até o posto de saúde mais próximo da sua residência, pega o encaminhamento, vem até o Areolino e marca a consulta no ambulatório”, explica a psiquiatra e diretora clínica do Hospital Areolino de Abreu, Krieger Olinda.

De acordo com a diretora, atualmente, são realizadas 90 consultas diariamente por 6 psiquiatras no ambulatório. “A demanda é toda atendida, nenhum paciente fica sem atendimento. Depois que a pessoa chega aqui, ela consegue marcar o atendimento para no máximo três dias. Então, o acesso é fácil”, completa a diretora.

Enfermaria de Assistência à Crise

Quanto ao tratamento intensivo, Krieger Olinda informa um processo de mudança no atendimento, a implantação da Enfermaria de Assistência à Crise. Dispondo de 20 leitos (10 masculinos e 10 femininos), essa internação dá direito a acompanhante. “A diferença é significativa porque é uma internação mais breve que visa controlar o surto no menor tempo possível”, disse a diretora.

Para esse atendimento, não há necessidade de marcação, funciona em regime de plantão médico 24 horas. “Ao chegar, o acompanhante preenche a ficha de admissão e o paciente imediatamente é atendido por um psiquiatra. Caso seja encaminhado para internação, passa por uma avaliação inicial, realizado por enfermeira, que verifica todos os sinais clínicos vitais, como pressão e batimentos cardíacos”, informa a psiquiatra. Depois de controlado o surto, o paciente é encaminhado para o Caps da região em que reside.

Continuidade do tratamento

Segundo a diretora clínica do Hospital Areolino de Abreu, a maioria dos pacientes psiquiátricos tem dificuldade para aderirem ao tratamento psiquiátrico. “Porque quando ele fica estável e sai, acaba abandonando o tratamento por achar que não precisa dar continuidade a essa rotina, mesmo o médico esclarecendo como é o mecanismo do tratamento de controle do seu transtorno”, comenta Krieger Olinda.

Ela cita os efeitos colaterais dos medicamentos, por exemplo, ganho ou perda de peso e efeitos sexuais indesejados, como fatores de desistência do tratamento e chama atenção para o papel da família no processo de tratamento e controle dos transtornos mentais. “Quando esse paciente tem uma família coesa, que acompanha o tratamento, geralmente isso não acontece. Mas a realidade dessas pessoas é que elas já são vítimas de algum tipo de negligência familiar, então, não tem esse apoio e acabam entrando novamente em crise”, explica a médica.

Quanto aos fatores que levam aos distúrbios mentais, a psiquiatra atribue, principalmente, à forma como levamos a vida. “São vários os fatores estressantes que podem desencadear transtornos, como a sobrecarga de trabalho, a pressão social por desempenho e o uso de drogas e álcool, são os que mais colaboram com esse quadro”, acrescenta Krieger.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA