Piaui em Pauta

-
-
Idoso de 63 anos morre com Cov

Idoso de 63 anos morre com Covid-19 e é o 8º óbito por coronavírus no Piauí.

Publicada em 13 de Abril de 2020 �s 23h28


Um idoso de 63 anos morreu com a Codiv-19 nesta segunda-feira (13), em Teresina. O paciente foi diagnosticado no município de Piracuruca, distante cerca de 208 km ao Norte da capital, no dia 8 de abril, por meio de um teste rápido.

» Siga-nos no Twitter

A Secretaria de Saúde da cidade informou ao G1, que após o primeiro resultado, foi feita coleta no nariz e faringe, por meio dos cotonetes chamados de "swab", e que esse material foi encaminhado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Piauí.

O exame, segundo a secretária de saúde de Piracuruca, Adriana Fontenele, teve resultado positivo e o paciente foi transferido para um hospital de referência em Teresina, mas não resistiu e morreu nesta segunda.

"Ele chegou de São Paulo no dia 24 de março, acredito já infectado. Tinha problemas cardíacos, havia passado nove dias internado lá em São Paulo", contou a secretária.

No Piauí, o idoso apresentou sintomas no dia 25 de março, ficou em isolamento domiciliar até o dia 4 de abril, quando foi internado no hospital de Piracuruca, em uma ala de isolamento gripal, antes de ser transferido para a capital.


Outros casos em Piracuruca
Além do idoso, três outras pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus em Piracuruca. Uma delas é uma das profissionais de saúde que participaram do atendimento a Antônio Nonato Lima Gomes, de 57 anos, prefeito de São José do Divino que faleceu por Covid-19.

A profissional, de 56 anos, teve contato com o prefeito no Pronto-Socorro de Piracuruca, onde o prefeito faleceu. O caso dela foi notificado no dia 6 de abril, pela Sesapi.

Ela encontra-se afastada de suas funções e permanece em quarentena, e segundo a Secretaria, em boas condições de saúde.

Mortes por Covid-19 no Piauí
Além desse caso em Piracuruca, o estado já registrou outros sete óbitos de pessoas infectadas pelo coronavírus. As demais vítimas foram: uma mulher de 22 anos, que é a mais jovem vítima da Covid-19 no estado. Natural de Teresina, ela apresentava obesidade e estava entre os casos confirmados.

Um homem de 56 anos, também da capital, que também já constava nos boletins como caso confirmado. Um casal de idosos e o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Piauí (Creci), Manoel Nogueira Neto, ambos os casos de Teresina.

O prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato de Lima Gomes, 57 anos, e o empresário Oderman Bittencourt, de Parnaíba.

Isolamento social e decretos de calamidade
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Tags: Um idoso de 63 anos - Um idoso de 63 anos

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)