Teresina terá cinco ambulatórios do trabalhador. O anúncio do prefeito Elmano Férrer aconteceu durante a solenidade de inaugurou na noite de sexta-feira, 29, do primeiro ambulatório, que funciona a partir dessa segunda-feira, 2 de julho, no Lineu Araújo.
Direcionado para homens e mulheres que trabalham durante toda a semana, e até mesmo no sábado, o ambulatório atenderá das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira, as especialidades de neuropediatra, cardiologista, ortopedia, gastroenterologia, reumatologia, urologia, ginecologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, proctologia, odontologia e psicologia. Com investimentos na ordem de R$ 145.000,00 com recursos da própria Fundação Municipal de Saúde - FMS, o serviço contará com atendimento de 20 profissionais de diversas especialidades.
O prefeito Elmano Férrer garante que outos quatro ambulatórios serão instalados. " Esse é só o primeiro de uma série de cinco ambulatórios. Serão mais de duzentas consultas diariamente. Cuidar bem das pessoas também é cuidar da saúde dos trabalhadores", disse.
O presidente da FMS, João Rodrigues, diz que a met é garantir o atendimento aos trabalhadores que não dispõem de tempo durante o dia. "Com essa iniciativa estamos atendendo também a uma demanda reprimida,oferecndo seis mil consultas e três mil exames por mês especialmente para os trabalhadores", informa.
"O trabalhador pode agendar sua consulta na unidade de saúde mais próxima da sua residência, levando apenas sua identidade e cartão do SUS. Mesmo que não consiga marcar uma consulta pelo sistema de agendamento, o trabalhador que consultar um especialista dentro da ação tem retorno garantido para um segundo atendimento", enfatiza João Rodrigues.
Além disso, será implantado no Hospital Lineu Araújo, o Programa Municipal de Saúde do Homem, que atenderá no terceiro turno, pacientes encaminhados a especialistas ou aqueles que se dirigirem diretamente para o hospital em busca de atendimento. Com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiro, psicólogo e especialista, o programa tem a finalidade de estimular o homem a procurar o SUS para diagnosticar precocemente Doenças Sexualmente Transmissíveis, disfunção erétil, ejaculação precoce, entre outras enfermidades.