Piaui em Pauta

-
-
Quase 90 detentas foram qualificadas nas áreas de Embelezamento e Corte e Costur

Internas da Penitenciária Feminina recebem certificados de qualificação

Publicada em 10 de Setembro de 2015 �s 12h44


  												Governador entrega certificados do Qualifica Piauí a detentas da Penitenciária Feminina de Teresina. 						 (Foto:Lorenna Costa)					Governador entrega certificados do Qualifica Piauí a detentas da Penitenciária Feminina de Teresina. (Foto:Lorenna Costa)

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (10), as detentas da Penitenciária Feminina de Teresina receberam os certificados de conclusão dos cursos de Embelezamento e Corte/Costura, ofertados pelo Programa Estadual Qualifica Piauí, que leva ao piauienses qualificação profissional em caminhões itinerantes. Quase 90 internas foram beneficiadas com a capacitação, que as proporcionará uma nova chance de ressocialização e ingresso no mercado de trabalho.

O programa, executado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), chega às unidades prisionais do Estado pela primeira vez, por meio da parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus). “Aqui, o nosso foco é a humanização. Além da qualificação, nós iremos entrar nas penitenciárias com os outros dois eixos trabalhados na Setre, que são o empreendedorismo e a intermediação de mão de obra. Iremos fazer um trabalho incansável para que todas passem a gerar a sua própria renda de maneira honesta”, destacou o secretário do Trabalho, Gessivaldo Isaías.

Na ocasião, o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, também parabenizou as concludentes dos cursos e atentou para a importância da força de vontade das internas. “A cada dia temos a chance de transformar as situações em pontos de virada. Esse momento é um desses e parabenizo a todas por terem se esforçado, por sonharem em crescer e por estarem atrás de uma nova realidade. O resultado está nas mãos de vocês. Façam valer a pena”, ressaltou.

A solenidade de certificação contou ainda com a presença do governador Wellington Dias e sua vice, Margarete Coelho, que destacaram a qualificação como uma oportunidade de crescimento. “Acreditamos que a ressocialização é possível e a capacitação é uma ponte para esse caminho. Estaremos sempre buscando e inserindo ações que promovam a sua reinserção na sociedade, mas vocês precisam abraçar as oportunidades, pois sozinhos não teremos resultados. Parabéns por essa conquista”, finalizou o governador.

Na manhã desta quinta-feira, autoridades, convidados e alunas puderam assistir ainda a apresentações musicais e ao desfile promovido pelas participantes de ambos os cursos, no qual puderam mostrar o que foi aprendido em sala. Essa é a segunda turma formada no sistema penitenciário em um curso profissionalizante - a primeira foi na Colônia Agrícola Major César Oliveira, que capacitou 32 internos na área de Construção Civil. Em breve, os cursos profissionalizantes do programa Qualifica Piauí chegará às demais unidades prisionais do Estado. 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI