Piaui em Pauta

-
-
Invenção de Santa Cruz dos Mil

Invenção de Santa Cruz dos Milagres atrai cerca de 20 mil romeiros ao Piauí.

Publicada em 03 de Maio de 2015 �s 12h52


 O Santuário de Santa Cruz dos Milhares, localizado a 180 km de Teresina, atrai milhares de romeiros durante todo ano ao Piauí, especialmente neste domingo (3) durante a Festa da Invenção. A pregação é considerada a terceira maior romaria do Nordeste e reúne cerca de 20 mil devotos na pequena cidade.
A Invenção da Santa Cruz dos Milagres é a primeira das três grandes romarias que acontecem todos os anos no município. Uma festa tão popular, que os devotos chegam com três a quatros dias de antecedência e se dedicam as orações.
A agricultora Luiz Maria da Conceira relata não perder a romaria por nada. Ela veio acompanhada com 12 pessoas da zona rural de Timon, no Maranhão, para agradecer às graças alcançadas e pedir mais. "Se Deus quiser, próximo ano estarei viva e voltarei para Santa Cruz", declarou.
Para a sua filha da agricultora, Lusanira de Sousa, todo o esforço para ir até Santa Cruz dos Milagres vale a pena. "Não faz falta o dinheiro que gastamos para estar aqui. Todos os anos fazemos esta romaria. Estou muito feliz", revelou.
A tradição que conquistou gerações, continua firme na devoção dos fiéis, como conta o agricultor Raimundo Araújo. "Os meus pais começam a fazer esta romaria para pagar promessas, depois outros familiares também vieram também. Faço o mesmo percurso há 40 anos, porque a fé e devoção fazem com que eu venha até Santa Cruz", destacou.
O agricultor Ursulino Neto é outro que se apega a devoção para pedir dias melhores na lavoura. Com a escassez de chuva, milho e arroz não brotam este ano e a única alternativa é rezar para Santa Cruz dos Milagres.
"Do jeito que está, tenho 50% de desperdício. Quem plantou nas primeiras chuvas do início de janeiro deu para segurar um pouco, mas quem plantou no fim do mês até fevereiro praticamente a plantação encontra-se perdida. Agora é pedir muito a Deus e a santa milagrosa para segurar os legumes", contou.

» Siga-nos no Twitter

Tags: Invenção de Santa - O Santuário de Santa

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade CORONAVIRUS