Piaui em Pauta

-
-
Investigado da Operação Rubro

Investigado da Operação Rubro por receptação de mais de 180 iPhones se entrega à polícia em Teresina

Publicada em 01 de Outubro de 2018 �s 13h27


Na manhã desta segunda-feira (1º), um foragido da Operação Rubro, deflagrada na quarta-feira (26), se apresentou à polícia. Matheus Victor Duarte Borba, dono de um box no Shopping da Cidade, no Centro de Teresina, se apresentou na sede da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e é suspeito de ser o chefe de uma quadrilha especializada em roubo de celulares e estelionato.

» Siga-nos no Twitter

Criando um site falso da Apple, os criminosos destravavam iPhones, apagavam todos os dados e os comercializavam.De acordo com o delegado Carlos César, da inteligência da Polícia Civil do Piauí, Matheus atuava como receptador dos telefones roubados em Teresina. À polícia, ele declarou não saber da procedência ilícita dos celulares.

“Esses telefones, quando eram iPhones, as pessoas conseguem rastreá-los quando eles são roubados, através de login e senha. Ele ludibriava essas pessoas juntamente com grupos criminosos de São Paulo e Distrito Federal, que foram presos semana passada, passando número de contato das vítimas e encaminhava um link falso para as vítimas aqui de Teresina”, declarou.

O delegado afirma, ainda, que Matheus é considerado um criminoso de alta periculosidade dentro do esquema, com contatos interestaduais para desbloquear os aparelhos celulares e vendê-los como novos. “É uma investigação bastante aprofundada, de um ano e três meses de trabalho”, completa.

A prisão temporária de Matheus foi decretada logo após ele se entregar à polícia. O delegado Humberto Mácola, do núcleo de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, afirmou que o suspeito será interrogado no 12º Distrito Policial.

“Por mais que ele queira minimizar a participação dele, as provas que estão elencadas no inquérito policial já estão todas robustas contra ele. A participação dele é intensa, inclusive ele já estava passando de um mero receptador para operador do sistema, tendo contato íntimo com a quadrilha de Brasília e de Ribeirão Preto”, disse.

Os celulares e outros materiais apreendidos pela polícia devem ser devolvidos aos donos nesta quarta-feira (3), no 12º Distrito Policial. Foram apreendidos 250 aparelhos celulares, sendo 180 iPhones.

Entenda o caso
No último dia 26, as Polícias Civis do Piauí, São Paulo e Distrito Federal deflagraram uma operação com o intuito de desmontar um esquema de roubo e receptação de aparelhos celulares. A Operação Rubro cumpriu mandados de busca e apreensão em boxes no Shopping da Cidade, no centro de Teresina, Alegrete, no interior do estado, em Ribeirão Preto e Brasília.

Matheus Victor Duarte Borba, apontado como um dos principais elementos da ação criminosa, fugiu quando percebeu a aproximação da polícia na residência onde morava no bairro Porto Alegre, Zona Sul de Teresina.

TERESINA
Tags: Investigado da Opera - Operação Rubro

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)