Você está navegando por: Notícias Piauí
Assine o nosso Feed de Piauí

Investimento garante fornecimento ininterrupto de água no litoral

Publicada em 29 de Julho de 2013 às 16h57 Versão para impressão

  												Orla de Atalaia - Luis Correia						 (Foto:Régis Falcão)					Orla de Atalaia - Luis Correia (Foto:Régis Falcão)

Após a implementação de várias ações de fortalecimento do sistema de abastecimento hídrico na região do litoral piauiense, o Governo comemora o fornecimento ininterrupto de água nas cidades litorâneas durante o período de férias.  Depois de muitos anos, esta é a primeira vez que o fornecimento d’água não foi interrompido durante as férias, temporada em que cidades como Luís Correia e Cajueiro da Praia chegam a duplicar o número de habitantes devido aos turistas.

“Estamos trabalhando para garantir mais conforto àquelas pessoas que visitam nossas praias, além de levar mais qualidade de vida aos moradores dessa região. Agora sim, o investimento está sendo completo, pois se junta as ações de recuperação das estradas, facilitando o acesso aos pontos turísticos do litoral, bem como ações que visam o desenvolvimento econômico, como a viabilização da Zona de Processamento de Exportações (ZPE), e obras de mobilidade urbana, como o rodoanel de Parnaíba e urbanização das praias”, ressalta Wilson Martins.

Segundo o presidente da Agespisa, Antônio Filho, a resolução desse antigo problema de abastecimento hídrico durante as férias no litoral se deve às ações de planejamento do Governo do Estado em conjunto com o órgão. “Começamos esse trabalho em junho, fazendo toda a parte de recuperação dos sistemas e poços de abastecimento, principalmente no município de Cajueiro da Praia e nos reservatórios de Luís Correia e Parnaíba. A instalação de geradores também foi um dos recursos que utilizamos para garantir o fornecimento total de água na região”, enumera.

Já prevendo a grande movimentação de visitantes e turistas no período de férias, a Agespisa reforçou a equipe de técnicos trabalhando em várias cidades do litoral, desde o início do mês de maio. Outra ação que contribuiu para reforçar a questão do abastecimento na região foram as obras de ampliação na Subestação Piripiri, que inclui uma segunda linha de transmissão energética, passando desde o município de Piripiri até Parnaíba. Para execução dos trabalhos foi destinado um recurso de R$ 33 milhões.

Próximo passo: licitação da Adutora do Litoral O governador Wilson Martins já autorizou a realização da licitação da primeira e segunda etapa de construção da Adutora do Litoral, um projeto orçado em R$28 milhões que vai resolver o problema da falta de água nas cidades praianas do Piauí. Além disso, a obra vai incentivar investimentos na região e garantir de vez o abastecimento de água durante a alta estação.

A obra será executada através da Agespisa. A primeira etapa da adutora envolverá as cidades de Parnaíba, Luís Correia e municípios circunvizinhos. Após a conclusão, a adutora atenderá todas as cidades do litoral até Cajueiro da Praia. A ampliação se dará através do sistema produtor de captação direta do Rio Parnaíba, compostos por elevatórias e tubulação e adução de água tratada em uma rede de oito quilômetros. Os recursos são provenientes do Tesouro Estadual, financiados através de empréstimos do FGTS via Caixa Econômica, e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).



» Siga-nos no Twitter

Palavras-chaves:
Fonte: Governo do Estado  |  Edição:

Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Comentário

Comente

adsense
Publicidade PUBLICIDADE
Publicidade OZONTEC
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA