Iraque anuncia que está 'totalmente livre' do Estado Islâmico.

Publicada em 09 de Dezembro de 2017 às 12h34 Versão para impressão

As forças armadas do Iraque anunciaram neste sábado (9) que o país está "totalmente livre" do Estado Islâmico (EI), informam as agências de notícias.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com o primeiro-ministro iraquiano, Haider Al Abadi, o exército do país retomou o controle de toda a fronteira com a Síria, último reduto do grupo jihadista no território do Iraque.
"Nossas forças controlam completamente a fronteira Iraque-Síria e, portanto, anuncio o fim da guerra contra o Daesh [acrônimo em árabe do EI]", disse Al Abadi na capital Bagdá.



A ocupação do Iraque pelo Estado Islâmico começou em 2014, quando o grupo passou a controlar quase um terço do território do país, ao norte e ao oeste de Bagdá. Os danos causados à economia iraquiana em mais de três anos de ocupação são estimados em mais de US$ 100 bilhões.
Em julho deste ano, as forças de segurança iraquianas conseguiram retomar o controle de Mossul, a segunda maior cidade do país.
A batalha para recuperar Mossul deixou grande parte da cidade em ruínas e milhares de civis mortos. Além disso, quase 1 milhão de pessoas fugiram da região. Os Estados Unidos lideraram a coalizão internacional que apoiou a campanha contra o EI em Mossul, conduzindo bombardeios e auxiliando soldados em solo.
Fonte: globo  |  Edição: Claudete Miranda

Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Comentário

Comente

adsense
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade OZONTEC
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade PUBLICIDADE