Piaui em Pauta

-
-
Isolamento em Teresina evitou

Isolamento em Teresina evitou morte de 600 por coronavírus e impediu que 100 mil fossem infectados.

Publicada em 05 de Maio de 2020 �s 12h34


A Prefeitura Municipal de Teresina informou nesta terça-feira (5) que o isolamento social na capital evitou a morte de 600 pessoas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e impediu que 100 mil fossem infectadas pela Covid-19, doença provocada pelo vírus.

» Siga-nos no Twitter

Os dados foram levantados pelo matemático e professor Jefferson Leite, integrante do Grupo de Trabalho de Saúde do Comitê Gestor de Crise (CGC) da Universidade Federal do Piauí. O estudioso projetou o cenário onde os moradores circulavam normalmente pela cidade, sem nenhuma medida restritiva.

A estimativa é baseada no protocolo da Organização Mundial de Saúde, que estima a quantidade de pessoas que podem ser infectadas por um indivíduo contaminado. Os cálculos foram feitos com base nos registros oficiais de mortes e casos notificados.

Como não existem testes suficientes para toda a população foi realizado uma investigação sorológica, com testes para a Covid-19. A Prefeitura de Teresina verificou que para cada pessoa infectada na cidade, existem outras 62 não notificadas.

De acordo com o professor Jeferson Leite, que é doutor em Matemática Aplicada com ênfase em Modelos Matemáticos em Epidemiologia, a pesquisa mostra que existe uma relação entre o crescimento exponencial dos infectados e a necessidade do isolamento social no combate à Covid-19.

Tags: Isolamento - A Prefeitura Municip

Fonte: GLOBO �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)