Piaui em Pauta

-
-
Juíza determina que Uespi form

Juíza determina que Uespi forme 19 alunos de medicina para ajudar no combate ao coronavírus.

Publicada em 21 de Março de 2020 �s 22h40


A juíza Carmelita Angélica, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina, concedeu nessa sexta-feira (20) o direito aos alunos de medicina da Universidade Federal do Piauí (Uespi) que se formem antes do prazo para que eles possam se inscrever no programa Mais Médicos. A iniciativa da turma visa ajudar com mais reforço profissional, devido a quantidade de casos da COVID-19.

» Siga-nos no Twitter

De acordo com o estudante de medicina Samuel Cesar, esse procedimento de antecipar a formação já é bem comum em alguns lugares. A turma teria tentado pela administração da instituição, mas não tinha conseguindo, então eles entraram com uma petição na justiça pedido o direito ao diploma.

“Assim que conseguimos, nós enfrentamos um pouco de dificuldade de comunicação com a instituição. Primeiro eles falaram que não iam poder fazer isso, depois eles entraram em contato conosco e agendaram a colação”, disse.

Para Samuel, esse momento é importante para ajudar a população que precisa dos atendimentos. “Isso é muito importante para as nossas vidas, a gente pode contribuir com a nossa participação. No Piauí as vagas são mais para o interior onde mais precisa”, informou.

A colação dos 19 anos acontecerá neste domingo (22), a partir das 8h30.

Mais Médicos
O Ministério da Saúde anunciou na semana passada o chamamento público de 5 mil profissionais pelo programa Mais Médicos para contribuir no combate ao surto de novo coronavírus. As novas vagas são apenas para médicos com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

A inscrição no programa Mais Médicos deverá ser realizada somente no site do Governo Federal. A remuneração será uma bolsa-auxílio de R$ 12 mil (mesmo valor dos editais anteriores). A expectativa é que os médicos já comecem a atuar nos municípios no início de abril.

No Piauí, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) informou que vai agilizar a entrega do número de registro no conselho e da Carteira Profissional de Médico para que médicos recém-formados possam se inscrever no programa Mais Médicos e atender à população durante a pandemia do coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tags: A juíza Carmelita - Mais Médicos

Fonte: GLOBO �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA