Publicada em 21 de Outubro de 2015 �s 17h35
Nesta quarta-feira (21), servidores da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) participaram de treinamento sobre o módulo de viabilidade de nome empresarial do Sistema Integrar. A ferramenta, que será disponibilizada nos próximos dias, permitirá ao empresário saber se o nome escolhido da empresa está disponível para o registro de forma prática e ágil pela internet. A consulta prévia de viabilidade é o primeiro passo para a abertura de uma empresa.
A capacitação reuniu os servidores responsáveis pela análise do nome empresarial. O treinamento foi realizado pelo técnico da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), Rafael Lúcio Ribeiro, que explicou o passo a passo para a consulta prévia pelo usuário e os procedimentos a serem realizados pelos servidores para a análise e aprovação desse pedido.
Segundo Rafael Lúcio, a consulta de viabilidade de nome empresarial estará disponível para todo o Piauí por meio do sistema Integrar. A ferramenta possibilita o empreendedor escolher o nome de seu empreendimento previamente e, se estiver disponível para registro, reservá-lo pelo período de 90 dias. Durante esse período, o empresário deve protocolar o pedido de abertura de empresa sob o risco de perder a reserva do nome empresarial.
Para o município de Teresina, será disponibilizada, também, a consulta locacional, que permite o empreendedor saber se é possível a instalação do empreendimento em determinado endereço. Atualmente, a prefeitura utiliza a plataforma Empresa Fácil, em parceria com a autarquia de registro, para a consulta prévia de endereço. Essa ferramenta será substituída pelo módulo de viabilidade do sistema Integrar da Jucepi.
Nos demais municípios piauienses, a consulta locacional será disponibilizada à medida que a Junta Comercial firmar parcerias com as prefeituras para a implantação da viabilidade.
Workshop sobre a Redesim Até sexta-feira (23), os servidores da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) responsáveis pelo processo de formalização de empresas participam de workshop sobre as ações que o município deve adotar para desburocratizar e simplificar o licenciamento de negócios, conforme as diretrizes da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
A capacitação, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI), objetiva eliminar a burocracia, reduzir os custos e facilitar a legalização das empresas na capital.
Sistema Integrar O Integrar é um sistema informatizado que reúne a Junta Comercial e os órgãos responsáveis pelo registro e legalização das empresas, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. O sistema põe em prática as diretrizes da Redesim, criada pela Lei 11.598 de 2007, para desburocratizar a abertura, alteração e baixa de empresas no Brasil.
O sistema Integrar foi idealizado pela Jucemg e está sendo difundido pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), do Governo Federal, com o financiamento do Sebrae.