Piaui em Pauta

-
-
Justiça determina reintegraçã

Justiça determina reintegração de posse de fazenda do senador Ciro Nogueira ocupada pelo MST.

Publicada em 28 de Julho de 2017 �s 15h45




A juíza da 5ª Vara Cível de Teresina, Maria das Neves Ramalho, determinou nessa quinta-feira (27) a reintegração de posse da fazenda do senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, no prazo de 72 horas. As terras estão ocupadas desde o início da semana por 800 famílias do Movimento Sem Terra (MST), em Teresina.

Na decisão, a magistrada autoriza o uso da força policial, caso necessário. Ela ainda manda intimar os 'invasores' para responderem a ação no prazo de 15 dias. A Fazenda Junco de 726,5 hectares fica localizada em Teresina, às margens da BR-316, povoado Chapadinha Sul.

Na terça-feira (25), o próprio senador afirmou que a propriedade pertence a sua mãe e que não tem conhecimento se alguma ação de reintegração de posse foi impetrada. Contudo, a apuração feita pelo G1 no site do Tribunal de Justiça do Piauí e a assessoria da juíza confirmam que a fazenda é de Ciro Nogueira, e o mesmo foi citado como requerente da ação de reintegração de posse.



O diretor nacional do MST no Piauí, João Luís Vieira, afirmou que vai recorrer da decisão e as famílias permanecerão no local até a desapropriação do terreno pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O integrante esteve em reunião nessa quinta-feira (27) com o superintendente do órgão, onde ficou ac

"Queremos apenas um lugar para trabalhar e construir nossas casas. Há nove anos solicitamos ao Incra a desapropriação dessas terras improdutivas e agora queremos uma resposta. A invasão também faz parte da jornada de protestos em defesa da reforma agrária, contra o governo Temer e pelo combate à corrupção", declarou João Luís Vieira.

A assessoria do senador Ciro Nogueira não quis mais comentar sobre o caso. Segundo o Incra, a 'Fazenda Junco' é uma área em que foi criado o assentamento '17 de Abril', em 2005.



O órgão afirmou ainda que encontram-se abertos, pelo próprio Instituto, dois processos para estudar a viabilidade de transformar em assentamento duas áreas vizinhas ao local, mas ainda sem vistorias programadas.
ertada uma fiscalização por parte do Incra no terreno para análise de um posterior pedido de desapropriação.





» Siga-nos no Twitter

Tags: Justiça determina - A juíza da 5ª Vara

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA