Piaui em Pauta

-
-
Justiça nega novo pedido de pr

Justiça nega novo pedido de prisão de condutor acusado de matar irmãos.

Publicada em 11 de Agosto de 2016 �s 21h43


A Justiça negou nesta quinta-feira (11) novamente pedido de prisão preventiva de Moaci Moura da Silva, acusado de provocar o acidente que matou os irmãos Bruno Queiroz e Júnior Araújo, idealizados do Projeto Salve Rainha. Para a juíza Maria Zilnar Coutinho, o pedido do Ministério Público foi feito com argumentos genéricos que não demonstraram a necessidade da decretação da prisão.

» Siga-nos no Twitter

O MP argumentou que o as mortes causaram grande comoção social e que os atos do condutor do carro mostram “inteiro descontrole, periculosidade e desassossego constante para sociedade” e por isso Moaci deveria ser preso.
Irmãos idealizadores do Salve Rainha mortos em acidente (Foto: Reprodução/Facebook)
Irmãos idealizadores do Salve Rainha mortos em
acidente (Foto: Reprodução/Facebook)
Entretanto, a juíza da 2ª Vara do Tribunal do Juri decidiu que a gravidade dos atos não autorizam, por si só, a decretação da preventiva. “Nos termos precedentes do STF e STJ não se decreta prisão preventiva com considerações genéricas e vazias sobre a gravidade do crime”, escreveu a magistrada na decisão.
No dia 3 de agosto a Justiça já havia negado um pedido feito pelo promotor Ubiraci Rocha. Na decisão, o juiz Luiz de Moura Correia disse que o então suspeito não representava perigo para o processo e o deixou em liberdade. Entretanto, as medidas cautelares impostas a Moaci, entre elas, a suspensão do direito de dirigir até que o processo seja encerrado foram mantidas.
No dia 26 de junho, segundo a Polícia Civil, Moaci Moura conduzia seu carro alcoolizado, invadiu o sinal vermelho e colheu lateralmente o veículo em que estavam três jovens. Bruno Queiroz morreu na hora, seu irmão Júnior Araújo teve morte cerebral três dias depois e apenas o jornalista Jader Damasceno sobreviveu. Todas as vítimas são ligadas ao movimento cultural Salve Rainha.
Mesmo negando o pedido de prisão, a decisão reiterou todas as medidas cautelares e determinou também que o acusado entregue sua carteira de habilitação para a Justiça.
No dia do acidente, Moaci foi preso em flagrante, mas solto um dia depois. O juiz arbitrou fiança de R$ 7.040 e determinou várias medidas cautelares. O suspeito pagou a fiança, foi solto, mas teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por seis meses. Além disso, durante o processo ele deve se permanecer em casa entre as 21h e 5h; ficou proibido de frequentar bares, boates e similares e comparecer mensalmente em juízo. Moaci também não pode deixar a comarca de Teresina sem prévia comunicação e nem mudar de residência sem informar previamente ao juiz.
Sobrevivente tem alta
O jornalista Jader Damasceno, único sobrevivente da colisão que matou os irmãos Bruno Queiroz de Araújo Costa e Francisco das Chagas de Araújo Costa Júnior, teve alta no dia 30 de julho. O jovem passou mais de um mês internado por conta das graves lesões que sofreu. Agora, Jader deve se recuperar na casa dos pais, em Oeiras, Sul do estado.



Poucos dias antes, o jornalista falou pela primeira vez com a imprensa e contou como se sentia após tudo que aconteceu (assista ao vídeo acima). “Eu estou me sentido super bem, por mais que tenha acontecido tudo que aconteceu, eu não sinto dor, não sinto medo, só sinto muita vontade de viver, de alegria e amor. Aprendi muito com o Chaguinha e com o Bruno e sei que talvez possa ter sido a hora deles. Mas vamos continuar a vida e o trabalho que ele começou”, contou o sobrevivente.

Entenda o caso
Os integrantes do movimento Salve Rainha se envolveram em um acidente de trânsito no dia 26 de junho, no cruzamento da Avenida Miguel Rosa e Rua Jacob de Almendra, Centro de Teresina. O carro em que eles estavam foi colidido por um outro veículo em alta velocidade.
Bruno Queiroz, 30 anos, morreu no local e Francisco das Chagas Junior, 32 anos, teve morte encefálica decretada no dia 29 de junho. O motorista do Corolla que bateu no veículo das vítimas foi detido e fez exame clínico que constatou a embriaguez, mas acabou liberado após pagamento de fiança.
Tags: Justiça nega novo - A Justiça negou

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)