Publicada em 15 de Maio de 2012 �s 14h20
Durante os meses de maio e junho a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres - CMPM em parceria com várias secretarias vai desenvolver o projeto Varal da Cidadania nas lavanderias públicas da Prefeitura de Teresina. O primeiro dia do projeto será 28 deste mês, a partir das 8h, na Lavanderia do Morro da Esperança, na zona Norte da cidade.
O projeto Varal da Cidadania objetiva levar um dia de ação de assistência à saúde, lazer e educação ambiental para as lavadeiras. As Secretarias de Assistência Social, Fundação Municipal de Saúde, Fundação Wall Ferraz, Fundação Cultural Monsenhor Chaves e Secretaria Municipal do Meio Ambiente estarão durante os meses de maio e junho em uma ação conjunta para proporcionar as lavandeiras um oportunidade de ter em seus locais de trabalho a disponibilidade da equipe do PSF, técnicos do bolsa família, praticar atividade relaxante e cultural e ainda ter aula de como economizar água e a melhor forma de lidar com sabão e produtos tóxicos no cotidiano de trabalho.
A Prefeitura de Teresina administra nove lavanderias, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - Semdec, distribuídas nas quatro zonas da cidade. O projeto Varal da Cidadania pretende atuar sistematicamente nesses espaços públicos.
De acordo com a coordenadora, Andréa Lima Barros, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres - CMPM, "o projeto surgiu das próprias lavadeiras que reclamam de falta de tempo para receber a visita da equipe do PSF, por exemplo, ou de um outro órgão da prefeitura para ter acesso às políticas públicas de assistência", disse.