Piaui em Pauta

-
Lichtheimia piauienses: conheç

Lichtheimia piauienses: conheça a nova espécie de fungo descoberta no Piauí.

Publicada em 05 de Janeiro de 2024 �s 19h38

Uma nova espécie de fungo foi descoberta por pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no litoral do Piauí. Por isso, o fungo foi nomeado: Lichtheimia piauienses.

» Siga-nos no Twitter

A pesquisa foi publicada no final de 2023 na revista Mycological Progress, pelo egresso do curso de Ciências Biológicas, Mateus Oliveira da Cruz, sob a orientação da professora de Ciências Biológicas da UFDPar e doutora em Micologia, Maria Helena Alves.

“A comunidade de fungos do Piauí é uma das menos conhecidas no Brasil. Essa descoberta demonstra há grandes perspectivas no contexto de espécies que ainda não foram catalogadas para o estado, como novas espécies que ainda não foram descritas e publicadas para a ciência”, disse a professora.

Descoberta
A pesquisa que resultou na descoberta do novo fungo foi iniciada em 2018. Ao longo do trabalho, os pesquisadores viram que os esporos do novo fungo eram distintos dos esporos das outras espécies de Lichtheimia.

A partir da suspeita, os envolvidos contaram com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Chonnam National University, na Coreia do Sul, para a análise molecular que confirmaria a hipótese de uma nova espécie.

Antes da descoberta, haviam apenas sete espécies do gênero Lichtheimia registradas cientificamente. Três delas são consideradas patógenas a seres humanos.

Potencial de causar doenças

O pesquisador Mateus Oliveira, responsável pelo artigo, destacou que ainda não é possível saber se o fungo Lichtheimia piauienses pode causar doenças a humanos.

“Não foram realizados todos os testes necessários, mas também não se pode descartar essa possibilidade, devido a espécies filogeneticamente próximas apresentarem potencial patogênico, sendo necessárias futuras pesquisas sobre a patogenicidade e virulência, para responder essa questão”, disse.
Tags: Lichtheimia - Fungo