
A secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, participou da entrega de mais de 500 produtos ortopédicos no município de Paulistana, na manhã desta quinta-feira (19). A ação fez parte do projeto Ceir Móvel, programa custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Além de Paulistana, as cidades de Jacobina, Queimada Nova e São Francisco de Assis também foram beneficiadas com mais uma etapa do programa.
Durante dois dias, esta quinta e esta sexta-feira (20), a equipe do Ceir Móvel fará a entrega total dos produtos ortopédicos, que compreendem as cadeiras de rodas, órteses, próteses, calçados para pés diabéticos, cadeira de banho, bengalas, andadores, coletes e calçados ortopédicos. O programa, implantado em agosto do ano passado, é organizado em duas etapas: na primeira, a equipe vai até o município fazer as medidas e o cadastramento das pessoas com deficiência que moram na cidade ou na região; na segunda, após a confecção dos produtos pela Oficina Ortopédica do Centro Integrado de Reabilitação, a equipe retorna para fazer a entrega.
“O SUS tem muita coisa boa, embora a saúde seja sempre lembrada como o principal problema pela população. O que nós estamos vivenciando hoje é uma verdadeira obra com um significativo avanço. Uma obra silenciosa, mas extremamente positiva, inclusiva. Proporcionalmente, se comparado aos outros estados, o Piauí tem uma grande parcela de sua população representada pelas pessoas com deficiência. Por isso, ações como essa engrandecem nosso trabalho, dão mais vigor, favorecem a igualdade entre todos”, frisou Lilian Martins, durante a solenidade que aconteceu no ginásio poliesportivo Lucinete Santana da Silva, centro de Paulistana.
Eva de Sousa, 33 anos, foi uma das escolhidas pela equipe para receber a sua tão esperada cadeira de rodas, moderna e confortável, acompanhada por uma cadeira de banho. Mesmo com idade de um adulto, Eva – pequena, devido uma doença rara que impossibilita o crescimento normal dos ossos – parecia uma criança de verdade, empolgada, com sorriso radiante, ao receber seu novo benefício.
“Estou muito feliz, muito feliz mesmo”, disse, emocionada, quando recebeu seu novo produto. “Ela é um tesouro em nossa vida. Mesmo com mais de 30 anos, ela é nossa joia”, contou, sob forte emoção, a mãe de Eva, Dona Doralice Sousa.
No ano passado, o Ceir Móvel esteve, também, nos municípios de Água Branca e Piracuruca, onde entregou cerca de 1.200 produtos ortopédicos, beneficiando moradores de 12 cidades. Neste ano, além de Paulistana e região, os municípios de Picos e Piripiri já aguardam a visita da equipe para a confecção de mais produtos.