Piaui em Pauta

-
-
Mães de crianças internadas no

Mães de crianças internadas no Hospital Infantil relatam fogo na UTI durante queda de energia.

Publicada em 07 de Janeiro de 2020 �s 19h34


Um aparelho pegou fogo dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil Lucidio Portella durante a queda de energia que começou à meia-noite de terça-feira (7), segundo o relato de funcionários e pais de pacientes do hospital. O incêndio foi logo controlado pelos funcionários, mas a fumaça que se espalhou pela UTI deixou os profissionais preocupados.

» Siga-nos no Twitter

O coordenador do hospital, Jayllon Brasil, informou que os procedimentos para evitar danos nos pacientes foram realizados pela equipe de plantão.

Segundo os relatos, depois que a energia caiu no início da madrugada, faíscas surgiram de um equipamento de ventilação. Mais tarde, por volta das 4h, o fogo começou em um nobreak, aparelho que regula a voltagem e serve como bateria para uma máquina de ultrassom.

Os funcionários usaram extintores para apagar o fogo. Após o incêndio, os funcionários trabalharam para retirar a fumaça da sala de UTI. Algumas das janelas do local ficaram emperradas. De acordo com um funcionário, apenas após duas horas a fumaça havia saído completamente da sala.

Havia nove crianças na UTI durante a situação. Quatro delas respiram através de aparelhos, mas cinco respiram normalmente e ficaram expostas à fumaça. Os profissionais usaram panos úmidos e máscaras para reduzir algum efeito nas crianças.


Pais relatam presença de muita fumaça
O G1 conversou com a mãe de uma das crianças internadas na UTI, que preferiu não se identificar. Ela contou sobre a tensão no momento em que a fumaça surgiu na sala.

“Aconteceu um estouro. Em seguida veio a fumaça, e tiveram que suar máscaras nas crianças, porque estava incomodando bastante a elas, e houve crianças que não se sentiram bem”, disse.

Sobrecarga de energia
Jayllon Brasil, coordenador do Hospital Infantil Lucidio Portella, disse ao G1 que os procedimentos para evitar danos nos pacientes foram realizados pela equipe de plantão.

O coordenador explicou que uma sobrecarga na rede externa ao hospital causou a queima de um transformador da subestação que alimenta a UTI e o centro cirúrgico. Um gerador de energia manteve os equipamentos funcionando. Apenas a parte administrativa do hospital e alguns setores de ambulatório teriam ficado sem energia.

Segundo ele, o transformador foi substituído na manhã desta terça-feira. “Estamos esperando a Equatorial [Energia] acionar a gamela da estação deles”, explicou o coordenador.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que até o meio-dia a energia do hospital deve estar restabelecida. Leia abaixo a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado da Saúde informa que houve uma sobrecarga na rede de distribuição do Hospital Infantil Lucídio Portella, mas os equipamentos já estão sendo trocados e até meio dia a energia será totalmente restabelecida.

Ressaltando que nenhum equipamento parou e que o gerador está funcionando normalmente.
Tags: Mães de crianças - Um aparelho pegou

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA