Você está navegando por: Notícias Saúde
Assine o nosso Feed de Saúde

Mais de 200 crianças portadoras do vírus HIV são tratadas

Publicada em 23 de Agosto de 2011 às 11h11 Versão para impressão

Mais de 200 crianças menores de até 13 anos, portadoras do vírus HIV, são atendidas atualmente no Hospital São José, mas algumas não respondem ao tratamento. Isso porque os medicamentos usados na terapia infantil são os mesmos direcionados a adultos. A situação, porém, pode ser modificada, já que o Ministério da Saúde anunciou a distribuição de uma nova droga para tratamento exclusivo de crianças e adolescentes.

» Siga-nos no Twitter

A partir da próxima semana, o Governo Federal inclui no esquema terapêutico o medicamento tipravanir, primeiro antirretroviral incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que auxilia quando não há resposta ao tratamento.

Conforme Robério Leite, pediatra do Hospital São José especializado em infectologia infantil, embora o número de crianças infectadas pelo vírus da Aids no Brasil seja menor do que o de adultos, existe maior dificuldade durante a terapia dos menores. "Não há dúvida de que o metabolismo da criança é diferente de um adulto, mas a expectativa é de que essa nova droga proporcione melhores resultados terapêuticos", afirma.

Transmissão

A maioria dos portadores, segundo Roberto Leite, adquire a doença por meio da transmissão vertical (ainda no ventre da mãe). No Ceará, esses casos também são os mais representativos entre os menores, mas existem também crianças e adolescentes em tratamento que foram infectadas pelo leite materno, por transfusão de sangue, por abuso sexual ou por meio de drogas injetáveis.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), de 2006 a 2010, 85 menores de até 13 anos foram infectadas pelo HIV, sendo 45 meninos e 40 meninas. Neste ano, seis já adquiriram o vírus.

Estatística

85 Foi o número de crianças menores de até 13 anos infectadas no Ceará, entre 2006 e 2010. Neste ano, segundo a Sesa, seis já adquiriram a doença
Palavras-chaves: HIV - saúde - crianças - Aids
Fonte: diariodonordeste.globo  |  Edição: Piauí em Pauta

Veja também

Comentários (0)

  • Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro.

Comentário

Comente

adsense
Publicidade Claudete Miranda Store
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)