Piaui em Pauta

-
-

Mais de 60 presos foram transferidos para a Casa de Detenção de Altos

Publicada em 27 de Maio de 2015 �s 15h54


  												Casa de Detenção Provisória de Altos						 (Foto:Ascom Sejus)					Casa de Detenção Provisória de Altos (Foto:Ascom Sejus)

A Casa de Detenção Provisória “Capitão Carlos José Gomes de Assis”, inaugurada este mês, no município de Altos, está em pleno funcionamento. Em menos de duas semanas da inauguração, mais de 60 internos já foram transferidos para a nova unidade prisional que tem capacidade para 142 vagas. Situada no quilômetro 22 da BR 343, ao lado da Colônia Agrícola Major César, a construção faz parte de um convênio entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado.

“As novas vagas da unidade vão contribuir bastante para diminuir o problema da superlotação no Estado. Além disso, a Casa de Detenção de Altos adota procedimentos que estimulam a humanização e ressocialização do sistema prisional”, diz o secretário estadual da Justiça, Daniel Oliveira.

De acordo com o gerente da Casa de Detenção de Altos, Leandro Oliveira, até o fim desta semana, a nova unidade receberá mais 20 internos. “Por enquanto estamos recebendo internos da Central de Flagrantes. Temos um cronograma pré-estabelecido de transferências para a diminuição da superlotação da Central”, explica.

Com o objetivo de tornar o ambiente melhor e mais seguro para os funcionários e familiares dos internos, a nova unidade prisional adotou novos procedimentos de segurança e de rotina. Ao adentrarem na unidade, os internos recebem orientações sobre todas as regras de disciplina e segurança. “Todos os detentos recebem fardamento logo na entrada, kit de higiene pessoal e kit de limpeza, pois eles são responsáveis pela limpeza das celas”, informa o gerente Leandro Oliveira.

Além disso, os agentes penitenciários que estão atuando na nova unidade passaram por um curso de capacitação de padrões internacionais com agentes da Escola Nacional de Serviços Penais do Departamento Penitenciário Nacional (Epen/Depen), do Ministério da Justiça.  O curso foi realizado na Academia/Escola de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen) da Secretaria Estadual da Justiça.

Atendimentos multiprofissionais aos internos Os atendimentos multiprofissionais na Casa de Detenção Provisória de Altos já foram iniciados. Os internos são atendidos diariamente por médicos, psicólogos e assistentes sociais.

O acompanhamento jurídico também já está sendo assegurado a todos os internos. “Todos os detentos da nossa unidade estão tendo seus processos acompanhados pelo Setor Jurídico. Precisamos estar a par do andamento dos processos, para verificar se há necessidade de um defensor público”, acrescenta Leandro Oliveira.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA