Piaui em Pauta

-
-
Mais de 600 famílias da zona r

Mais de 600 famílias da zona rural de Teresina bebem água contaminada.

Publicada em 05 de Maio de 2015 �s 23h40


 Milhares de famílias de Teresina não têm água tratada em casa. Na zona rural, o abastecimento é por meio de poços, mas em quatro comunidades, esses reservatórios estão contaminados e a população correndo risco de adoecer. Uma análise na água que abastece no povoado Recanto dos Pássaros mostrou que a qualidade é imprópria para o consumo e foram detectados altos índices de coliformes totais.

» Siga-nos no Twitter

As amostras foram coletadas em um poço cacimbão que serve para abastecer os moradores. O resultado da análise feita pela Fundação Municipal de Saúde revelou também uma bactéria encontrada em fezes humanas, que pode causar diversos problemas.

“Pode causar desde infecção intestinal, que podem ser tratadas rapidamente, até hepatite do tipo A, que atinge mais as crianças. A água que é consumida pelas pessoas tem que ser bem tratada. Não podemos consumir o liquido de qualquer forma”, orientou o médico Álvaro Regino Melo.

O resultado das amostras coletadas na zona rural deixou moradores aborrecidos. “A gente se sente desamparada, porque precisamos ter uma qualidade de vida melhor e a água é fundamental para isso”, disse Dilma Lima.

Mesmo com as análises cerca de 600 famílias em quatro comunidades continuam consumindo a água contaminada. “A gente ainda continua usando porque não temos outra saída. Se não bebermos esse liquido iremos morrer de sede”, afirmou a dona de casa Jucilene Silva.

De acordo com o Paulo Lopes, superintendente de desenvolvimento rural de Teresina, o órgão já encontrou uma solução para o problema e ainda deu um prazo para a resolução. “Iremos colocar cloradores, equipamentos para tratar a água nessa região, e em até 15 dias nós já teremos resolvido esse problema”, garantiu.
Tags: Mais de 600 famílias - Milhares de famílias

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)