Piaui em Pauta

-
-
Mais quatro empresários suspei

Mais quatro empresários suspeitos de fraudar licitações em prefeituras do PI são presos.

Publicada em 25 de Abril de 2017 �s 13h14


Mais quatro empresários suspeitos de fraude em processos licitatórios em prefeituras e câmaras municipais do Piauí foram presos na segunda-feira (24). Segundo as investigações, somente um deles chegou a movimentar aproximadamente R$ 7 milhões em contratos em cidades do Piauí, Ceará e Maranhão.
"Os empresários presos foram ouvidos e o que nos chamou a atenção é a incapacidade operacional que tinha essas empresas. Em conversa com essas pessoas, elas não souberam detalhar a margem de lucro da empresa, quantos funcionários têm, quem executava a obra, quanto custava o material. São indícios fortes, além do volume de dinheiro que circulou nas contas dos empresários e empresas novas com dois anos de criação com contratos expressivos demais para o porte", destacou o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), promotor Rômulo Cordão.
No dia 7, o Gaeco deflagrou a Operação Escamoteamento, que cumpriu 96 mandados judiciais no Piauí e Ceará contra quadrilha que fraudava licitações. Na primeira fase, oito empresários foram presos preventivamente e cinco estavam foragidos.
De acordo com o Rômulo Cordão, servidores públicos e empresários estavam envolvidos no esquema, que desviou cerca de R$ 200 milhões dos cofres públicos. Conforme o promotor, os empresários são suspeitos de abrir empresas para participar das licitações, atuando como concorrentes, mas de fato isto não existia porque eles montavam cartéis para vencer o contrato. Os valores eram dividido entre os empresários.
"Depois da operação recebemos denúncias de outros municípios, como Buriti dos Lopes, de outros lugares onde as empresas agiam. A operação continua e os órgãos de controle estão atuando cada um na sua competência para investigar a dimensão da fraude", acrescentou.


» Siga-nos no Twitter

Tags: Mais quatro empresár - Mais quatro empresá

Fonte: globo �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)