
O Programa Mais Viver reuniu, na quinta-feira (9), órgãos estaduais e federais, onde foi instaurado o Comitê técnico para a construção do mapa de oportunidades de qualificação, que será conduzido pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e pelo coordenador do Mais Viver, Cezar Fortes.
De acordo com a secretária do Trabalho, Larissa Maia, o objetivo é unir as instituições para que se possa construir em conjunto um mapa de oportunidades e demandas para qualificação profissional para que possam ser atendidas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Essa é uma determinação da ministra Tereza Campello e do governador Wilson Martins, ambos extremamente atentos à problemática da inserção produtiva. Precisamos entender que a iniciação produtiva passa pela qualificação profissional”, ressalta.
Na reunião foi criado um Comitê composto de 14 órgãos estaduais, federais e de entidades do empresariado que irá redigir um documento em nome do Estado do Piauí das instituições que trabalham com qualificação e encaminhamento de mão de obra para o setor produtivo para que possam pleitear vagas do Pronatec específicas para o público de extrema miséria que é atendido pelo Programa Mais Viver.
Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Secretaria da Educação (Seduc), IFPI, Senai, Sebrae, Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Senac, Secretaria do Planejamento (Seplan), Senar, Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), CEE e Mais Viver são os órgãos que compõem o comitê.
Uma nova reunião está agendada para segunda-feira (13), na Fiepi onde cada órgão do Comitê apresentará suas metas a fim de que seja dado o próximo passo.