
A plantação de maconha alvo de operação da Polícia Federal em São Francisco de Assis do Piauí, no Sudeste do estado, tinha uma estrutura considerada uma das mais completas já encontradas pela corporação no Nordeste, segundo o delegado regional executivo da PF no Piauí, Ezequias Martins.
Ao g1, o delegado afirmou que o local contava com estufa improvisada, placas solares, balanças, prensa, sistema de embalagem a vácuo e até uma máquina industrial de trituração avaliada em cerca de R$ 80 mil.
Segundo a PF, a propriedade tinha cerca de 12,5 hectares no total, equivalente a mais de 125 mil metros quadrados. Desse espaço, aproximadamente 2,1 hectares, cerca de 21 mil metros quadrados, eram usados diretamente para o cultivo da droga.
De acordo com as investigações, a plantação já estava em fase avançada de produção, com processos de colheita, secagem, trituração, prensagem e ensacamento da maconha. A estimativa da PF é de que o cultivo funcionasse há cerca de 90 a 120 dias, entre três e quatro meses.
O destino da droga ainda é investigado, mas a suspeita inicial é de que a produção abastecesse estados como Bahia e Pernambuco.
Ainda segundo o delegado, a área deverá ser expropriada e incorporada ao patrimônio da União. “Ontem foi só a destruição da roça. O trabalho começa agora”, declarou, ao comentar o avanço das investigações para identificar os responsáveis pela organização do plantio.
Oito pessoas foram presas em flagrante durante a operação realizada na manhã de domingo (18). Elas foram encaminhadas para a delegacia da Polícia Federal em Picos.