Piaui em Pauta

-
-
Marden Menezes elogia governo

Marden Menezes elogia governo pela convocação de concursados.

Publicada em 03 de Novembro de 2015 �s 19h58


 Em seu discurso na manhã de hoje, dia 03 de novembro, o deputado Marden Menezes (PSDB) discorreu sobre dois assuntos, sedo um deles o cronograma da nomeação dos concursados pelo governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Administração.

» Siga-nos no Twitter

O parlamentar parabenizou governador Wellington Dias e disse que a nomeação é valorização e melhoria do efetivo. Segundo ele, a defasagem enfrentada pelo Piauí ainda é muito grande, em relação a estados do Nordeste, como o Ceará e Maranhão e comparou o que se gasta em outros estados em relação ao Piauí.

Marden lembrou também do índice alarmante em relação a segurança pública e que os parlamentares, por exemplo, devem se utilizar dos mecanismos legais que dispõem, para cobrar do governador, para sanear ou cobrar determinadas falhas na segurança publica.

“São 118 agentes que serão chamados, metade em fevereiro do próximo ano e o restante em setembro. Quero, portanto, reconhecer a importância da nomeação dos concursados. Um gesto importante para tornar robusta a presença dos agentes, para as famílias que estavam aguardando respostas do poder público e que veio em boa hora”, observou.

Outro assunto abordado pelo parlamentar foi em relação ao abastecimento de água potável em algumas regiões do Estado. “Nós estamos em 2015 e o Piauí ainda luta para ter água potável, água para o consumo humano, em cidades de grande porte. Temos, por exemplo, o município de Pedro II, que tem a em sua gestão, uma gestão do mesmo partido do atual governador, Wellington Dias, onde se sabe desse problema, da falta de água em Pedro II e os governos que se sucederam não foram ainda eficazes, nesse sentido, de resolver o problema”.

Segundo Marden Menezes, o Governo anunciou sua intenção de construir duas adutoras, nesse momento, através da Secretaria da Defesa Civil. Sendo uma das adutoras, na região de São Raimundo Nonato e a outra na região da Lagoa de São Francisco. Ele entende que o anúncio não teve a devida discussão com a população interessada, o que provocou uma discussão nas redes sociais.

“A água pertence a todos. Do meu ponto de vista não consigo deixar de olhar o problema pelo ângulo da solidariedade. Não podemos deixar o Piauí à míngua, sem direito a água potável. O Governo não chamou a população para os devidos esclarecimentos com os cidadãos da região de Pedro II, Lagoa de São Francisco e Piripiri. Se existe água e se há necessidade de compartilhar o reservatório de água, que seja feito, com a devida responsabilidade e segurança.

Na opinião do deputado, é necessária a convocação de uma audiência pública com a participação da Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente, Ministério Público, Denocs (Departamento Nacional de obras Contra a Seca) e demais autoridades , para debater a problemática.

Ele disse ainda que teve o cuidado de entrar em contato com o secretário estadual da Defesa Civil, Hélio Isaías, para saber o que há de concreto em relação a construção da adutora que seria feita a partir do açude Caldeirão, e ouviu do secretário a resposta de que não está em pauta a construção da adutora.

“Ou seja, havia a intenção do Estado de construir as adutoras de São Raimundo Nonato e da região do Caldeirão, mas que a adutora da região do Caldeirão não preenche os requisitos pelo Minstéiro correspondente, que traria os recursos.

Apartes - O deputado Aluísio Martins (PT) pediu aparte informar que a Câmara do município de Pedro II realizou audiência pública para tratar do assunto, com representantes da Secretaria do Meio Ambiente, do Ibama, Denocs e que foi relatado que a água do açude não sevia para consumo humano. E que a ideia foi a construção de uma adutora no município de Pedro II.

O parlamentar garantiu que os gestores municipal, no caso de Pedro II, e estadual, estão empenhados em resolver a situação. “Temos essa preocupação, porque a água a todos”, disse Aluísio Martins.

O deputado João de Deus comentou que se existe um projeto, esse tem que ser debatido para que as cidades possam ouvir, inclusive os técnicos e que nesse sentido, se houver intenção de retomada dessa proposta, ela deverá ser levada para ser debatida também nas Comissões.

O deputado pediu às comunidades, vereadores e representantes da sociedade dos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco e de Pedro II, para que, com serenidade e responsabilidade, possam cobrar e buscar soluções para o problema. “Temos que ter uma solução concreta, para resolver o problema desses municípios. Uma solução eficaz para todos os municípios da região Centro-Norte. O princípio básico é a dignidade humana. Temos o dever de exigir do Governo os esclarecimentos e uma discussão com os cidadãos dessas localidades”.

Texto: Lindava Miranda
Foto: Caio Bruno
Edição: Paulo Pincel
Tags: Marden Menezes elogi - Em seu discurso na

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI