Piaui em Pauta

-
-
A proposta para aperfeiçoar o marco legal foi discutida em audiência no Ministér

Margarete discute marco regulatório das ZPEs em Brasília.

Publicada em 04 de Agosto de 2015 �s 11h21


O ministro  Armando Monteiro afirmou que as exportações representam uma grande alternativa para o país.						 (Foto:Washington Costa/MDIC) O ministro Armando Monteiro afirmou que as exportações representam uma grande alternativa para o país. (Foto:Washington Costa/MDIC)

A governadora em exercício, Margarete Coelho, participou, na segunda-feira (3), de uma audiência pública com o ministro  do Desenvolvimento,  Indústria  e Comércio  Exterior, Armando Monteiro, e o presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazep), Helson Braga, para tratar da alteração da Lei 5957/2013, que tem como proposta aperfeiçoar o marco legal vigente para o regime das ZPEs.

Para a governadora, a reunião teve dois objetivos específicos:  trabalhar de forma articulada a implantação do regime de ZPE no Brasil e aperfeiçoar o marco regulatório.  "Essa é uma tentativa de estabelecer um marco regulatório,  que vem sendo discutido há mais de 20 anos. Concluímos que a legislação precisa ser aperfeiçoada em vários pontos. Além disso, reconhecemos que esse é o momento exato, pois os estudos são suficientemente maduros”, declarou Margarete. Ainda segundo a governadora, o grande objetivo é fazer com que o Brasil e o Piauí entrem nas rotas de exportações. “A ZPE é exatamente esse instrumento adequado para que isso se torne realidade”, completa.

Durante a reunião, destacou-se  o crescimento de outros países por meio da ZPE,  como o caso da China, que hoje tem mais de 300 ZPEs. "Outros países já cresceram assim. Isso impulsionou a exportação da China transformando-a hoje em um grande país exportador.  É por isso que aumentar essa competitividade do Brasil e ter esse marco regulatório para o exportador é muito importante. Para o Piauí, então, é importantíssimo, porque nós temos diversos produtos típicos, como a cera de  carnaúba, que podem ser exportados”, salientou a governadora.

O ministro  Armando Monteiro afirmou que as exportações representam uma grande alternativa para o país. “Temos o compromisso com a ampliação das exportações e o Ministério sabe que a exportação é um canal fundamental, sobretudo, nesse momento em que o país vive. Reconhecemos a necessidade de aperfeiçoar o modelo existente e acho que essa reunião se inscreve exatamente nessa preocupação de buscar o aperfeiçoamento desse instrumento, de forma conjunta com o Ministério do Desenvolvimento,  Indústria  e Comércio  Exterior (MDIC), setor privado e com a indispensável participação dos Estados”, enfatizou Monteiro.

A mobilização da bancada federal para o aperfeiçoamento da PL 5957/2013 e a tramitação em regime de urgência foram alguns apontamentos feitos na audiência com o ministro.

O Grupo de Trabalho para aperfeiçoamento do marco legal das ZPEs apresentou diversas sugestões para a melhoria do projeto que está em tramitação na Câmara Federal.  “A ZPE é a única novidade que poderá retirar o Brasil desse nível tão baixo de exportação para que o país seja mais competitivo”, destacou Margarete Coelho.

“Atualmente, o Piauí tem se destacado por ter a maior quantidade de ofertas de empresas que querem se estabelecer na ZPE de Parnaíba. O que mais interessa para o Piauí é a possibilidade da ZPE conter o setor de prestação de serviços, porque, assim, as nossas exportações serão mais impulsionadas”, finalizou a governadora.

Participaram ainda do encontro, o senador Elmano Férrer; o deputado federal Paes Landim; o presidente da ZPE de Parnaíba, Paulo Roberto; o diretor da ZPE de Parnaíba,  Dinart Cavalcante; o superintendente de representação do Piauí, Roberto  John;  integrantes do Grupo de Trabalho, parlamentares, prefeitos e presidentes das ZPEs de Mato Grosso, Ceará, Roraima,  Bahia, Minas Gerais e Acre.

 

 

 

 

 

 



» Siga-nos no Twitter

Tags: Margarete discute - Margarete discute m

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)