Piaui em Pauta

-
-
Marta no PMDB

Marta no PMDB

Publicada em 15 de Agosto de 2015 �s 16h17


 Depois que o PMDB – maior partido no Senado e o segundo na Câmara – ganhou mais espaço no governo Dilma, passou a ser mais atrativo para políticos decididos a deixar a legenda pela qual se elegeram.

» Siga-nos no Twitter

O caso mais notável é o da senadora Marta Suplicy que, na última sexta-feira, em conversa com o vice-presidente da República Michel Temer em São Paulo, selou seu ingresso no partido.

Ela concordou em se submeter à convenção do partido para a definição do nome a ser lançado para disputar a prefeitura no ano que vem.

Marta anunciou sua saída do PT em abril e deu início às negociações com o PSB. Quando já estava praticamente certo o ingresso no partido, ela deflagrou conversas com o PMDB, irritando os socialistas.

Agora, fontes do PMDB garantem que a decisão está tomada e que Marta deve se filiar em setembro - último mês do prazo de filiação para aqueles que querem disputar as eleições do ano que vem.

Na conversa, Temer disse à senadora que não havia como assegurar a ela a vaga de candidata à Prefeitura de São Paulo, mas que o bom desempenho nas pesquisas iria ajudar a impulsionar o seu nome no partido.

Segundo Temer, é desejo dos vereadores do PMDB que o partido tenha candidato próprio e, se estiver bem posicionada nas pesquisas, Marta teria mais chances de vencer a disputa interna.

O PMDB espera não ganhar apenas Marta Suplicy. Há conversas com outros senadores – que, pela legislação eleitoral podem trocar de legenda sem perder o mandato, o que facilita a mudança dos descontentes. Conversas com Blairo Maggi (PR-MT) e também com a senadora Lúcia Vânia começaram há mais tempo. Lúcia Vânia (ex-PSDB-GO) acabou optando pelo PSB e vai se filiar na semana que vem. Maggi ainda está em negociação.

O maior desejo do PMDB neste momento é a filiação do senador José Serra (PSDB-SP). Serra tem sido cortejado por vários peemedebistas, de Temer ao grupo de senadores encabeçado por Renan Calheiros, com ofertas tentadoras – ser ministro da Fazenda num eventual governo peemedebista mais imediato ou ser o candidato do partido à Presidência da República em 2018.

O argumento é o de que Serra perdeu o primeiro lugar na fila do PSDB para Aécio e Alckmin – sem que se saiba, a esta altura, qual dos dois está na dianteira.
Tags: Marta no PMDB - Depois que o PMDB ?

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI