Piaui em Pauta

-
-
Maternidade realiza Oficina de

Maternidade realiza Oficina de Comunicação Efetiva.

Publicada em 24 de Setembro de 2016 �s 20h42


Com o propósito de melhorar a comunicação entre os profissionais da saúde e usuários, a Maternidade dona Evangelina Rosa (MDER) realiza da próxima segunda-feira (26) até quarta-feira (28) a I Oficina de Comunicação Efetiva na Instituição. O curso será ministrado pela Ouvidora do Sus, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Margareth Eulálio e pela Jornalista Fátima Oliveira, assessoria de comunicação do Hospital Getúlio Vargas (HGV). A atividade funciona como forma de melhorar a comunicação entre profissionais de saúde de diversas áreas e proporcionar melhor qualidade, segurança e assistência ao paciente e é realizado com a utilização da Ferramenta SBAR (Situação / Cenário / Avaliação / Recomendação).

» Siga-nos no Twitter

Há cerca de quatro meses, a Maternidade Dona Evangelina Rosa passa por um processo de melhoria. Como parte desse momento de mudanças, realizadas com apoio de uma equipe Sesapi e assessoria do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, está incluída, além da melhoria da estrutura e serviços, a capacitação profissional dos cerca de 1500 colaboradores.

"A expectativa é melhorar os registros das demandas apresentadas pelas pacientes, organizando o fluxo da assistência" , destaca a Ouvidora Margareth Eulálio, acrescentando que a ideia é aperfeiçoar o registro de informações no prontuário das parturientes e seus bebes. "O prontuário é um documento legal onde deve constar as informações essenciais do cuidado, desde a admissão até a alta”, detalhou.

A Comunicação Efetiva é segunda Meta Internacional de Segurança do Paciente, segundo explica Eulálio. "A falta de comunicação entre equipes de saúde é responsável por 60% de todos os eventos adversos que acontecem nesses serviços. Precisamos fortalecer nossas estratégias de comunicação como forma de reduzir os riscos aos pacientes que são atendidos nas instituições de saúde do Estado”, destaca.

Primeira Meta
Em julho deste ano, a MDER deu início a identificação digital das parturiente, que é a primeira Meta Internacional de Segurança do Paciente. Todas essas etapas contemplam projeto de reestruturação dos hospitais públicos que trabalha, especificamente, as questões de qualidade e segurança dentro das instituições e melhoria de processos. Uma parceria do hospital alemão e o Ministério da Saúde, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi – SUS).




Tags: Maternidade realiza - Maternidade realiza - Com o propósito de m

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI