Piaui em Pauta

Campanha Cuidados Coronavírus
Médico alerta que fumaça de qu

Médico alerta que fumaça de queimadas pode causar danos à saúde:Crianças e idosos são mais sensíveis

Publicada em 26 de Julho de 2020 às 21h14


Durante o segundo semestre do ano, o tempo quente e seco favorecem as queimadas no Piauí. No ano passado, o estado piauiense ficou em segundo lugar do Nordeste em focos de incêndio, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).Desse modo, é preciso ter cuidado com os efeitos que a fumaça pode causar às pessoas, como por exemplo, o surgimento de reações inflamatórias.

» Siga-nos no Twitter

Em entrevista ao G1, o médico Erik Barros, especialista em otorrinolaringologia, os efeitos das fumaças causadas pelas queimadas na região são extremamente prejudiciais ao sistema imunológico.

?A fumaça contém uma série de produtos derivados da combustão que quando queimados e inalados, acaba atingindo o sistema respiratório e causam reações inflamatórias nas cavidades do nariz, traqueia, pulmões?, explica o especialista.

O médico ressaltou que pessoas que já possuem doenças respiratórias como sinusite ou rinite, tendem a ter os sintomas potencializados quando inalam fumaça.

?Os sintomas geralmente são ressecamento e sangramento do nariz, a garganta fica ressecada, causando dor sangramento também. Nos olhos podem ocorrer irritação e coceira. Também pode ocorrer falta de ar sensação de ar devido alta exposição", explicou.
O especialista esclareceu que qualquer pessoa pode ser acometida por sintomas causados pela fumaça, mas que há grupos mais vulneráveis. ?Crianças e idosos são mais sensíveis por terem imunidades mais afetadas?, relatou.

O médico recomendou que seja evitado ao máximo o contato com regiões que aja queimadas e que em conhecimento dessas ações em áreas de risco ou que tenham habitantes, que seja realizado as denúncias aos órgãos ambientais competentes. Ele destacou algumas medidas que podem amenizar os efeitos das queimadas após o contato.

?Se estiver sentindo ressecamento no nariz e na garganta, ela pode realizar lavagens com soro e tomar anti-flamatórios. Em evolução do quadro pra infecções, é o caso de antibióticos. Como também constantemente hidratação ao longo do dia", contou.
Tags: Médico alerta que - Durante o segundo

Fonte: globo  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade CORONAVIRUS - OZONT
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)