Piaui em Pauta

-
-
Melancia dá dor de cabeça? Pes

Melancia dá dor de cabeça? Pesquisa mostra que fruta dispara dor em quem tem enxaqueca.

Publicada em 15 de Setembro de 2023 �s 11h47


 Uma pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comprovou o que muita gente com enxaqueca já sentia: o consumo de melancia dispara a forte dor de cabeça em pessoas que já sofrem de enxaqueca. O estudo, publicado internacionalmente, consistiu em um ensaio clínico que monitorou a reação dos participantes após a ingestão do alimento.

» Siga-nos no Twitter

O trabalho é do pós-doutor em Ciências Farmacêuticas Silva Néto, que também é professor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar), no litoral do estado. Ele explicou por que a melancia causa dor de cabeça em pessoas com enxaqueca.

?? Mecanismo de atuação
A pesquisa mostrou como a ingestão da melancia resulta na criação de óxido nítrico, molécula com várias funções no nosso organismo, dentre elas, a dilatação dos vasos sanguíneos.

"Na enxaqueca também ocorre essa dilatação. Então, é bom para quem tem pressão alta, por exemplo, mas horrível para quem tem dor de cabeça", explicou o professor.

Isso acontece porque a melancia é a principal fonte natural de citrolina, um aminoácido encontrado em algumas hortaliças, mas principalmente na melancia. Esse aminoácido se converte em outro, a arginina, que resulta no óxido nítrico.

Durante o estudo, foram formados dois grupos, divididos entre pessoas que tinham enxaqueca e as que não eram acometidas pela doença. Ambos ingeriram melancia e depois de 2 horas foi feita a dosagem sanguínea para determinar os níveis séricos de nitrito.

Ao fim, foi concluído que 29% do grupo com enxaqueca sentiu, após o consumo, dor de cabeça novamente. Enquanto aqueles que não tinham a doença não tiveram complicações.

Pesquisa levou mais de seis anos
A pesquisa começou há mais de seis anos, quando Silva Néto ingressou no Doutorado. Depois, ele continuou os estudos sobre a tema no estágio de Pós-Doutorado da UFPI, durante quase dois anos.

"A gente já sabia da participação do óxido nítrico na fisiopatologia da doença e agora reforça-se essa teoria, pois essa molécula advém dos aminoácidos que estão na melancia", disse.

"Com essa pesquisa, entendemos que a fruta realmente causa dor de cabeça e o motivo disso ocorrer, tendo em vista que agora não é mais só uma crença, é algo com embasamento científico”, completou.
A UFPI afirmou que a pesquisa é inédita. "Tendo em vista que até então não existia nenhum trabalho mostrando que a melancia provoca enxaqueca, cientificamente, foi publicada em revistas internacionais como European Neurology e Postgraduate Medicine", informou a instituição.

Na terça-feira (12), a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI consagrou a finalização do projeto de pesquisa com a entrega do certificado de conclusão do estágio de Pós-Doutorado.

Estiveram presentes na solenidade a Pró-Reitora Regilda Moreira-Araújo; o Supervisor do estágio e professor da PPG em Ciências Farmacêuticas, Prof. Luciano da Silva Lopes; e o atual Coordenador do PPG em Ciências Farmacêuticas, André Luis Menezes Carvalho.
Tags: Melancia dá dor - Uma pesquisa

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI