Piaui em Pauta

-
-

Membros de comitê de Parnaíba participarão de Encontro em São Paulo

Publicada em 26 de Abril de 2013 �s 15h04


O professor dr. Roberto Kennedy Gomes Franco, da Universidade Estadual do Piauí, Campus "Prof. Alexandre Alves de Oliveira", e a professora dra. Tânia Serra Azul Machado Bezerra, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), membros do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Parnaíba/PI, participarão, entre os dias 26 a 29 de abril, do Encontro de Comitês da Sociedade Civil com a Comissão Nacional da Verdade em São Paulo.

No Brasil todo, tem sido criado Comitês em nome da Memória, Verdade e Justiça, sendo que ao todo 95 representantes de todo o Brasil vão participar do encontro. Segundo o professor da Uespi dr. Roberto Kennedy, o Comitê foi fruto das atividades de projetos de pesquisa onde a Uespi se destaca. "Na cidade de Parnaíba, por iniciativa do Grupo de Estudos Marxista Piauiense – GEMPI, um projeto interinstitucional (Uespi-UFPI) o Comitê foi criado dia 22/5/2012, nas dependências da Universidade Estadual do Piauí", afirma.

Os comitês são iniciativas autônomas da sociedade civil, criadas em todo o Brasil para estimular medidas e políticas de memória, verdade e justiça em municípios e estados brasileiros. Foi através da iniciativa de comitês que surgiram algumas comissões estaduais da verdade e medidas de preservação da memória.

Os objetivos do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Parnaíba/PI são:

* Analisar a memória socialmente compartilhada do guerrilheiro Antônio de Pádua Costa, piauiense, da cidade de Parnaíba, militante do PC do B, considerado desaparecido político e morto na guerrilha do Araguaia

* Realizar, transcrever e analisar entrevistas com familiares diversos, amigos entre outros que conheciam Antônio de Pádua Costa, assim bem como, localizar imagens e/ou outros vestígios de sua existência;

* Questionar sobre que possíveis outras histórias da ditadura militar pos-64 podem ser escritas e/ou por que foram “esquecidas”, “silenciadas” no Piauí?;

* Mobilizar sociedade civil, entidades jurídicas, acadêmicas, religiosas, escolas para o Debate sobre o Comitê Memória, Verdade e Justiça mediante o debate em torno da memória do guerrilheiro piauiense morto no Araguaia, Antônio de Pádua Costa;

* Foto-digitalizar os documentos do 1º Inquérito Policial Militar da Subversão, realizado pela 10ª Região Militar, encontrado tanto nos arquivos da 10ª Região Militar, situada em Fortaleza/CE, como nos arquivos da Associação 64-68 Anistia, também em Fortaleza/CE.

*  Mapear registros diversos, sobre prisões, monitoramentos, desaparecidos e/ou torturas de piauienses dentro e fora do estado.

* Analisar nos arquivos digitais do Projeto Brasil Nunca Mais, disponível para acesso via internet, site http://www.prr3.mpf.gov.br/bnmdigital/, contendo a reprodução de 707 processos judiciais contendo cerca de 1 milhão de cópias em papel e 543 rolos de microfilmes, índicos sobre a memória da ditadura militar no Piauí.



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI