Piaui em Pauta

-
-
A arte santeira de Mestre Expedito estará em exposição na Casa da Cultura.

Mestre Expedito: 80 anos de arte

Publicada em 15 de Agosto de 2013 �s 16h39


  												Mestre Expedito						 (Foto:André Leão)					Mestre Expedito (Foto:André Leão)

No dia 24 de outubro, Expedito Antonino dos Santos, conhecido por Mestre Expedito, completará 80 anos de vida. Também neste ano, o mais expressivo nome da arte santeira do Piauí comemora 50 de carreira.

Ao longo de sua atividade, são mais de 12 mil esculturas e muitas peças espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Suas obras podem ser encontradas em várias igrejas de Teresina e estão ainda no Vaticano, na Casa Branca e Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Autodidata em arte santeira, pintura e música, Mestre Expedito já encantou com suas esculturas grandes e delicadas gente de todas as partes do mundo. Ele já expôs no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Itália, Japão, Bélgica, Chile, Alemanha,  Estados Unidos, França  e Canadá.

Em plena atividade em seu atelier, no bairro Piçarra, Mestre Expedito  afirma ser um santeiro e não artista e antes de passar a esculpir santos, anjos e cenas bíblicas em cedro, o Mestre trabalhava com carpintaria, marcenaria e fabricação de instrumentos musicais.

Sereno e muito talentoso, Mestre Expedito é um cidadão encantador não só pelo seu trabalho, mas por seu caráter e sua fé, que ele faz questão de levar para sua obra e se consolidou como mestre e criador de uma estética inovadora da fé.

Em 50 anos, são mais de 12.000 obras em que o Mestre registrou sua marca, com um acabamento e dimensões perfeitos, cuja beleza atrai colecionadores e admiradores no Brasil e exterior.

Admirador do trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, Michelangelo, o Mestre sempre acompanhava a mãe à igreja e observava as peças do templo e começou a trabalhar na confecção de ex-votos até que o prefeito da cidade pediu para ele 

fazer uma peça para apresentar numa feira. Ele impressionou com seus primeiros trabalhos e não parou mais, passou a ensinar um grupo de meninos, fazia instrumentos musicais, como bandolim, violão e todo tipo de arte.

Em Teresina, desde 1968, o santeiro Mestre Expedito faz uma arte apreciada por todos e para o seu trabalho, ele demonstra a fé do nordestino.

Mestre Expedito registra, em sua arte, a fé do piauiense. E na exposição que será aberta no dia 19 de agosto, Teresina vai conferir  as peças Oratório, Anjo com Flores,  Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Conceição, Presépio,  Harpa,  São Francisco de Assis,  São José Carpinteiro, Pequeno Carpinteiro de Nazaré, Nossa Senhora e Nossa Senhora das Mercês.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)