O Ministério da Saúde marcou nova reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão para a próxima quinta-feira, dia 30. Esta é a quinta tentativa de encontro para discutir a dívida de R$ 8 milhões que o Estado do Maranhão possui junto ao município de Teresina, referente a atendimentos oncológicos, de pacientes com câncer.
“A dívida foi reconhecida pela Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão finalmente, então esperamos que agora tenhamos um entendimento quanto a essa compensação financeira”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Noé Fortes, durante participação em Conferência do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS).
No dia 23, 39 municípios maranhenses que fazem divisa com o Piauí acordaram o redirecionamento do teto financeiro da alta complexidade para custear tratamentos na rede pública piauiense com a intermediação da Secretaria de Saúde do Maranhão (SES).
A reunião do dia 30 deveria ter ocorrido no dia 22 de janeiro, mas o Ministério da Saúde cancelou o evento em Brasília após a Secretaria de Saúde do Maranhão comunicar que não iria comparecer.