Piaui em Pauta

-
-

Ministro garante convênio que mantém Pontos de Cultura no Piauí

Publicada em 18 de Agosto de 2015 �s 18h21


  												Solenidade de Lançamento da VIII Edição do Festival da Rabeca						 (Foto:Jorge Henrique Bastos)					Solenidade de Lançamento da VIII Edição do Festival da Rabeca (Foto:Jorge Henrique Bastos)

Em visita ao Piauí, nesta terça-feira (18), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, anunciou a renovação do convênio que garante o apoio aos 80 Pontos de Cultura já instalados no Estado. Além disso, o Ministério vai repassar ao Piauí 20 kits do Cine Mais Cultura, criando espaços para exibição de filmes em municípios onde a presença de salas de cinema está bem distante da realidade. O anúncio foi feito durante solenidade no Palácio de Karnak, onde foram lançados três eventos culturais: XXXIX Encontro Nacional de Folguedos, 6º Festival de Teatro Lusófono e 8º Festival de Rabecas de Bom Jesus. O momento também serviu para anunciar a retomada do Projeto Seis e Meia, no Theatro 4 de Setembro. Além do ministro e comitiva, estavam presentes no evento o governador Wellington Dias e o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo. Para o ministro Juca Ferreira, a visita ao Estado é uma forma de estreitar laços e garantir o apoio no fortalecimento da cultura local. “Esse tipo de festival, como o de rebecas, que dissemina um instrumento tão tradicional é muito importante. Queremos apoiar essas iniciativas”, afirmou. O mesmo incentivo foi garantido ao Festival de Teatro Lusófono, evento elogiado pelo gestor.

O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, destaca a importância desse momento para o Estado. “Hoje estamos retomando o projeto Seis e Meia e lançando três importantes eventos. O Festluso reúne cerca de 18 grupos de teatro de vários países. É uma iniciativa brilhante. O Festival de Rabecas também vem ganhando dimensão internacional. Temos ainda o Folguedos, uma das festas mais tradicionais do nosso Estado. Certamente hoje é um dia muito especial”, declarou.

Durante a solenidade, o governador Wellington Dias ressaltou a importância dos eventos lançados e falou da ideia de aproximar Pontos de Cultura e escolas da rede estadual. O ministro foi recebido com festa no Palácio de Karnak, onde houve apresentação de grupos folclóricos e roda da capoeira. Entre os presentes na comitiva do ministro estavam o secretário de audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, e a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes. Visitas Durante a tarde, a comitiva seguiu para a sede da Escola Técnica de Teatro Gomes Campos, onde visitou o Núcleo de Produção Digital fotógrafo José Medeiros, Ponto de Cultura Associação Brasileira de Documentaristas do Piauí (ABD-PI). O ministro Juca Ferreira conheceu as instalações do Ponto de Cultura e da escola de Teatro e se comprometeu no apoio à melhoria desses espaços. A visita ao Piauí é resultado da articulação feita pelo secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, durante viagem a Brasília, em julho desse ano. Para ele, a vinda do ministro Juca Ferreira representa o compromisso do Governo Federal com a cultura piauiense.  



» Siga-nos no Twitter

Tags:

Fonte: Governo do Estado �|� Publicado por:
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA