Piaui em Pauta

-
-
MODELO RESGATA IMIGRANTE SÍRIO

MODELO RESGATA IMIGRANTE SÍRIO QUE ESTAVA HÁ 13 HORAS NO MAR E VIRA HEROÍNA NAS REDES SOCIAIS.

Publicada em 02 de Setembro de 2015 �s 21h30


 Um imigrante sírio que estava próximo de morrer de exaustão após passar 13 horas no Mar Egeu conseguiu ser resgatado por um golpe de sorte. Sua salvadora é a ex-modelo e atriz Sandra Tsiligeridu, que avistou Mohamed Besmar quando passeava de barco com seu marido. A histórica dramática veio à tona após autoridades turcas divulgarem nesta quarta-feira (2) que, no mínimo, 11 imigrantes sírios, incuindo oito crianças, morreram quando tentavam cruzar o Mar Egeu e chegar à Grécia.

» Siga-nos no Twitter

Mohammed foi encontrado por Sandra entre as ilhas Kos e Pserimos, próximo à fronteira com a Turquia.

Milhares de sírios, afegãos e refugiados vindos da África fizeram a perigosa travessia do estreito entre a costa turca e ilhas como Kos, Samos e Lesbos nas últimas semanas. Besmar foi um deles. De acordo com o The Telegraph, no dia 27 de agosto ele era um dos 40 imigrantes que estavam a bordo de um barco que perdeu acidentalmente um de seus remos. Mohammed se voluntariou para mergulhar e recuperar o remo, mas o mar estava agitado e ele foi levado para longe, puxado por fortes correntes. Não conseguiu voltar a bordo.

Seus companheiros sírios conseguiram apenas atirar um colete salva-vidas antes de desaparecerem na escuridão. Ele nadou por horas e estava prestes a desistir quando foi resgatado por Sandra e seu marido, um médico. Eles navegavam em um bimotor e baixaram a velocidade ao avistar a movimentação na água.

A história do resgate e da salvação surgiu após Sandra publicar uma foto do "momento feliz" em seu Facebook. A publicação teve mais de 3,5 mil curtidas. "Ele estava inconsciente quando o achamos", escreveu a ex-modelo. "Ele se sacrificou por seus amigos".

Em entrevista ao jornal La Repubblica, Sandra negou que ela tenha sido uma heroína. "Eu apenas fiz o que qualquer ser humano faria. Qualquer um, em minha posição, faria a mesma coisa". A ex-modelo e atriz também comentou o drama dos migrantes que presenciou nas ilhas. "Antes de ir para lá no verão, eu não tinha ideia de quão difícil estava a situação. A ilha estava lotada de imigrantes, milhares chegando todos os dias. Muitos morreram na travessia, não há banheiros para eles, estão em uma situação muito dolorosa. Onde estão as instituições europeias?"

O imigrante sírio, segundo o The Telegraph, recebeu tratamento médico e agora quer seguir para Atenas, onde pretende continuar sua viagem pela Europa Ocidental.
Tags: MODELO RESGATA IMIGR - Um imigrante sírio

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA