Publicada em 17 de Junho de 2013 �s 17h16
Os moradores do residencial Jacinta Andrade, localizado na Zona Norte de Teresina, contarão em breve com duas Unidades Básicas de Saúde (Ubas), as obras estão com 95% concluídas e ajudarão a desafogar o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Para a autônoma Diana Delgado, moradora do Jacinta Andrade, a instalação dessas Ubas facilitarão o tratamento médico realizado por seu filho, que precisa receber medicação via injeção constantemente. “A cada 21 dias ele toma uma série de ampolas. Para aplicação, preciso ir até o posto do bairro Francisca Trindade, que de ônibus demoro cerca de uma hora, de casa até chegar ao posto. Com a inauguração dessas Unidades aqui mesmo no bairro vai facilitar muito esse tratamento. Se eu for a pés, da minha casa à Uba, próximo à Delegacia, levarei cerca de cinco minutos. Será excelente”, disse Diana.
Foram investidos R$950 mil em cada Uba que conta com área de aproximadamente 700 metros quadrados, quatro consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de exames, curativos, coleta de material de imunização, esterilização, sala de reunião, além de estacionamento para veículos e bicicletário. As Unidades Básicas de Saúde do Residencial Jacinta Andrade serão administradas pela Prefeitura Municipal.
“É mais um equipamento social que entregamos à população do residencial Jacinta Andrade. São duas unidades bem estruturadas, onde poderão ser resolvidos muitos casos, sem necessidade de transferência para o HUT”, enfatizou Gilberto Medeiros, diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH).
Além das Ubas, estão previstos a construção de duas creches comunitárias, mercado, centro cultural e portal de entrada do residencial. Ao todo são mais R$2 milhões, recursos do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, que estão sendo aplicados no Jacinta Andrade.