Piaui em Pauta

-
-
Motoristas de aplicativos usam

Motoristas de aplicativos usam botão do pânico para evitar assaltos em Teresina.

Publicada em 23 de Abril de 2019 �s 13h55


Complementar a renda para colocar as contas em dia é o objetivo da maioria dos motoristas de aplicativo que trabalham em Teresina, mas os constantes assaltos têm feito alguns deles repensarem se continuam ou não na profissão. Por conta disso, alguns motoristas contam com um botão do pânico na tentativa de evitar as ocorrências.

» Siga-nos no Twitter

Segundo a associação que representa os trabalhadores de quatro empresas de transportes por aplicativos, os assaltos começaram quando as corridas passaram a ser pagas com dinheiro. Os profissionais afirmam que os bandidos estão chamando os motoristas de aplicativos para cometer os assaltos.

O advogado, que representa a associação dos motoristas de aplicativos, Lucas Madeira, informou que a categoria tenta evitar ser alvo de bandidos e, por isso, criou um sistema próprio de monitoramento de percurso e botão do pânico.

"Hoje nós temos o botão do pânico para evitar assaltos. O motorista que se encontra numa situação de risco aperta este botão que direciona a ligação para a associação ou para a polícia. Nós também temos as escolhas seletivas das corridas em algumas localidades e horários. O motorista desconfia e não atende ao chamado", contou.

Lucas Madeira disse ainda que a categoria estuda a possibilidade de penalizar as operadoras para eventuais casos. "Há ações na justiça, motoristas que conseguiram indenização por danos morais e materiais por furto. A juíza ou juiz entendeu que existe a obrigação da empresa de fornecer segurança para os parceiros”, acrescentou o advogado.


Já a empresa que mantém o serviço diz que é obrigada apenas a fazer a ponte entre motoristas e passageiros, já que não há vinculo empregatício.

Jeferson Ximenes trabalha como motorista de aplicativo e depois de ficar na mira de bandidos decidiu mudar os horários de atendimentos. Agora, ele não trabalha nos turnos da noite e madrugada.

"Dois motociclistas se aproximaram e achei estranho porque o passageiro olhou para trás. Eu saí com o carro, eles deram a volta e, neste momento, percebi que seria assaltado porque a dupla continuou seguindo a gente”, contou.

A Secretaria de Segurança diz que se coloca à disposição para trabalhar estratégias para garantir a segurança dos motoristas e da população.

Tags: Motoristas de aplica - Complementar a renda

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI