Publicada em 13 de Novembro de 2015 �s 15h18
A Secretaria de Justiça do Piauí recebeu os nomes dos representantes dos movimentos sociais que irão integrar o Comitê Estadual de Combate à Tortura, órgão do Governo do Estado vinculado à Sejus.
Os nomes foram indicados pelo Movimento Nacional dos Direitos Humanos, coordenado por Maria de Lourdes Nunes. A posse dos membros do Comitê está prevista para a Semana dos Direitos Humanos, que acontece de 23 a 29 de novembro.
Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, trazer os movimentos sociais para as ações da Secretaria vai colaborar para ampliar e amadurecer o debate sobre as políticas públicas nos direitos humanos.
“Não há de se falar em direitos humanos e em combate à tortura sem ouvir antes os movimentos civis. Estamos otimistas de que o Comitê vai trazer avanços relevantes na garantia dos direitos cidadãos e na dignidade da pessoa humana”, destaca o gestor.
O diretor de Humanização e Reintegração Social da Sejus, Francisco Antônio de Sousa Filho, afirma que o Comitê de Combate à Tortura reforça as ações já desenvolvidas pela Secretaria de Justiça no tocante à melhoria do sistema penitenciário.
“Queremos garantir às pessoas privadas de liberdade as condições mais dignas para uma ressocialização real. Lutamos por um sistema que preserve sempre o ser humano e tenha efetividade na reintegração social”, diz Francisco Antônio.