Piaui em Pauta

-
-
MP recomenda que leitos de UTI

MP recomenda que leitos de UTI no HU não sejam destinados apenas a pacientes vindos do AM.

Publicada em 28 de Janeiro de 2021 �s 00h58


O Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu uma recomendação à Fundação Municipal de Saúde (FMS) e ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) para que os leitos de UTI não sejam destinados apenas a pacientes de outros estados. De acordo com órgão, existe um bloqueio na regulação de pacientes piauienses para leitos de UTI no HU.

» Siga-nos no Twitter

Procurados pelo G1, a FMS e o HU informaram que ainda não foram oficialmente notificados da recomendação e que por isso não iriam se posicionar.

Atualmente, 16 pacientes com Covid-19 vindos de Manaus estão em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do HU. Um boletim divulgado pelo hospital nesta quarta informou que os pacientes estão com respiração espontânea e com quadro clínico estável.

Na recomendação, o promotor Eny Marcos Pontes afirma que a FMS deve garantir para que o auxílio prestado aos demais estados não prejudique o direito à saúde dos piauienses que necessitarem.

Pacientes com Covid-19 são recebidos em Teresina, no Piauí, após serem transferidos de Manaus — Foto: João Allbert/Agif/Estadão Conteúdo
Pacientes com Covid-19 são recebidos em Teresina, no Piauí, após serem transferidos de Manaus — Foto: João Allbert/Agif/Estadão Conteúdo


E pede que a FMS pare o bloqueio de regulação de leitos de UTI do Hospital Universitário para piauienses e justifique a medida. Ao HU, é recomendado que não estipule uma limitação dos leitos de UTI para os piauienses.

O órgão também espera que o hospital justifique a medida. Os citados, segundo o MP, tem o prazo de 48 horas para apresentar uma manifestação de cumprimento da recomendação.

O promotor justificou a recomendação afirmando que o MP tem “o dever de adotar medidas frente à vulnerabilidade da saúde, visando sempre proteger a população piauiense e melhorar as condições da saúde pública”.

Pacientes de Manaus

Na terça, uma das pacientes vindas do Amazonas, Evaneide Souza dos Santos, de 46 anos, retornou para seu estado três dias após ter recebido alta no último sábado (23). Os pacientes começaram a ser transferidos para Teresina devido ao colapso no sistema de saúde na capital amazonense.

“Cheguei em um quadro de total desespero de onde saí e aqui fui muito bem acolhida. Cheguei sem saber o que me aguardava, sem saber para onde estava vindo, mas com a esperança de que iria voltar. Fui acolhida”, disse a paciente.
Teresina recebeu pacientes do Amazonas pela segunda vez na madrugada de segunda. O estado amazonense enfrenta uma crise devido à falta de oxigênio.

De acordo com documentos obtidos pelo Ministério Público de Contas do Amazonas, 31 pessoas morreram por falta de oxigênio em Manaus nos dias 14 e 15 de janeiro, quando a capital atingiu o ápice da falta do insumo.

Nesses dois dias, falta de oxigênio nos hospitais de Manaus levou a capital a um cenário de caos: com recordes nos casos de Covid e parentes de pessoas internadas tiveram que comprar cilindros com o gás por conta própria.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou, na terça, que 1,5 mil pacientes com Covid-19 do Amazonas ainda devem ser transferidos para outros estados para receber tratamento médico. O número é seis vezes maior do que o objetivo inicial, que era transferir 235 pessoas.
Tags: MP recomenda - O Ministério Público

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA