Piaui em Pauta

-
-
Mulheres piauienses foram as

Mulheres piauienses foram as que mais sofreram violência física em 2019 no Brasil.

Publicada em 11 de Maio de 2021 às 15h09


As mulheres piauienses foram as que mais relataram terem sofrido violência física no ano de 2019, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) daquele ano, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa foi de 6,6%, enquanto a média nacional foi de 4,2%. Isso significa que mais de 85 mil mulheres foram agredidas no ano da pesquisa.

» Siga-nos no Twitter

Em todo o país, as mulheres estão em maior proporção entre aquelas pessoas que relatam terem sofrido alguma violência, seja física, psicológica ou sexual.

O levantamento levou em conta as mulheres a partir dos 18 anos que informaram terem sofrido algum tipo de agressão física nos 12 meses anteriores à pesquisa. No Piauí, o total foi de 85 mil mulheres que relataram alguma agressão. No país, o percentual de 4,2% corresponde a 3,6 milhões de vítimas.

O estado com menor proporção de mulheres que relataram ter passado por situações semelhantes é a Paraíba, com proporção de 2,4%, o equivalente a 39 mil pessoas.

Homens
Entre os homens adultos do Piauí, o índice dos que sofreram violência física no período é de 3,9%, o equivalente a 46 mil pessoas e cerca de 2,7% a menos que as mulheres.


Considerando a população adulta em geral, independentemente do sexo, 5,4% dos habitantes do estado ? aproximadamente 130 mil pessoas ? sofreram agressões físicas nos 12 meses anteriores à data em que foram entrevistados para a pesquisa.

No país, cerca de 6,6 milhões de pessoas adultas afirmaram terem sofrido violência física no período, o que representa 4,1% da população com 18 anos ou mais de idade. A taxa foi de 4% entre os homens adultos, apenas 0,2 pontos percentuais a menos que as mulheres adultas do Brasil e equivalente a 3 milhões de pessoas.
Tags: As mulheres piauiens - violência física

Fonte: globo  |  Publicado por: Da Redação
Comente através do Facebook
Matérias Relacionadas
Publicidade CORONAVIRUS - OZONT
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)
Publicidade CORONAVIRUS
Publicidade FIEPI