Piaui em Pauta

-
-
Mulheres piauienses foram as

Mulheres piauienses foram as que mais sofreram violência física em 2019 no Brasil.

Publicada em 11 de Maio de 2021 �s 15h09


As mulheres piauienses foram as que mais relataram terem sofrido violência física no ano de 2019, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) daquele ano, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa foi de 6,6%, enquanto a média nacional foi de 4,2%. Isso significa que mais de 85 mil mulheres foram agredidas no ano da pesquisa.

» Siga-nos no Twitter

Em todo o país, as mulheres estão em maior proporção entre aquelas pessoas que relatam terem sofrido alguma violência, seja física, psicológica ou sexual.

O levantamento levou em conta as mulheres a partir dos 18 anos que informaram terem sofrido algum tipo de agressão física nos 12 meses anteriores à pesquisa. No Piauí, o total foi de 85 mil mulheres que relataram alguma agressão. No país, o percentual de 4,2% corresponde a 3,6 milhões de vítimas.

O estado com menor proporção de mulheres que relataram ter passado por situações semelhantes é a Paraíba, com proporção de 2,4%, o equivalente a 39 mil pessoas.

Homens
Entre os homens adultos do Piauí, o índice dos que sofreram violência física no período é de 3,9%, o equivalente a 46 mil pessoas e cerca de 2,7% a menos que as mulheres.


Considerando a população adulta em geral, independentemente do sexo, 5,4% dos habitantes do estado – aproximadamente 130 mil pessoas – sofreram agressões físicas nos 12 meses anteriores à data em que foram entrevistados para a pesquisa.

No país, cerca de 6,6 milhões de pessoas adultas afirmaram terem sofrido violência física no período, o que representa 4,1% da população com 18 anos ou mais de idade. A taxa foi de 4% entre os homens adultos, apenas 0,2 pontos percentuais a menos que as mulheres adultas do Brasil e equivalente a 3 milhões de pessoas.
Tags: As mulheres piauiens - violência física

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)