Publicada em 09 de Março de 2015 �s 13h46
A Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), através da Diretoria de Direitos Humanos (DUDH), participou, na manhã desta segunda-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), da sessão solene em homenagem às mulheres e que discutiu também a Reforma Política na visão feminina.
A sessão contou com representantes de movimentos sociais ligados, principalmente, à questão da defesa dos direitos das mulheres e que trabalha a mulher como protagonista no cenário político e no combate à toda e qualquer forma de violência.
Para a diretora da Unidade de Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva, é sempre relevante manter o debate sobre a participação da mulher na vida pública e ampla defesa dos seus direitos. “O 8 de março foi uma data pensada não apenas para comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e quem sabe um dia acabar com o preconceito. Apesar de atualmente termos uma presidenta, a mulher é ainda minoria no espaço político brasileiro. A Reforma Política tem que ter a participação das mulheres, é preciso mudar a política para mudar a vida das mulheres e somente com uma constituinte com representações eleitas, exclusivamente, para debater a Reforma Política, poderemos avançar em questões como a participação da mulher, dos negros e negras (que hoje são 8% no congresso)”, explica.
A Conferência Nacional da Mulher acontece no segundo semestre deste ano.