Piaui em Pauta

-
-
No PI, candidato diz que tema

No PI, candidato diz que tema da redação foi fácil: 'Vivi na pele'

Publicada em 05 de Dezembro de 2016 �s 10h37


No Piauí, candidatos que fizeram neste domingo (4) o 2º dia de Enem adiado avaliaram como fácil o tema da redação ‘Caminhos para combater o racismo no Brasil’. O auxiliar administrativo João Santos, 27 anos, fez o exame em uma faculdade particular e tenta uma vaga no curso de direito. Ele disse que falar sobre o racismo foi fácil porque já viveu na pele o preconceito.

» Siga-nos no Twitter

“A prova estava fácil, principalmente o tema da redação, que era sobre racismo. Isso é uma coisa que a gente vive hoje em dia, inclusive eu já sofri racismo. Já vivi na pele porque o pessoal julga as pessoas sem conhecer”, explicou João Santos. Ainda de acordo com ele, a prova mais difícil foi de matemática. “O mais difícil que eu achei foi matemática que eu não sou muito bom, mas o português foi tranquilo”, contou.

Já para Mariana Gamosa, 26 anos, o tema da redação era esperado. A candidata que pretende concorrer a uma vaga no curso de fisioterapia disse ter se preparado porque acompanhou no G1 os temas que poderiam cair na prova.

“É uma coisa que é frequente no nosso dia-a-dia. Vemos muitas reportagens, principalmente nas redes sociais de pessoas falando que sofreram preconceito na internet, com mensagens discriminatórias. Vemos isso também no dia-a-dia o que acabou facilitando na prova”, falou a candidata.

Apesar de ter achado a prova de matemática difícil, Mariana não desanima e acredita que vai conseguir a vaga desejada. “A de matemática eu achei difícil, mas completei toda a prova. Já a prova de linguagens também foi muito boa, eu adorei, principalmente a de inglês, que foi muito fácil. Ontem a prova também foi muito boa e eu espero realmente conseguir uma vaga para o curso que eu pretendo”, finalizou.

Sobre as ocupações que a impediram de fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro, Mariana diz que o fato como benefício que proporcionou a ela mais um mês de preparação. "Com certeza foi bem-vindo (as ocupações). Foi um mês a mais de preparação, para revisar o conteúdo que tínhamos visto o ano todo, lendo mais reportagens, vendo possíveis temas de redação. Foi um benefício muito grande”, explicou.

Enem adiado
De acordo com o Inep, os candidatos que tiveram algum problema na prova de novembro apenas em um dia receberam o convite de realizar o exame novamente neste fim de semana. Por exemplo: o aluno foi fazer a prova no sábado, dia 5 de novembro, e faltou luz. Ele tem o direito de realizar o exame novamente neste sábado (3), na segunda aplicação do Enem. Caso ele compareça ao local e faça a prova, a nota que valerá é a de dezembro. Se ele preferir não repetir o exame, sua nota contabilizada será a do Enem de novembro.

Portanto, há duas possibilidades: a nota do candidato pode ser composta pela prova do sábado de novembro e pelo domingo de dezembro (e vice-versa) ou dos dois dias de dezembro.

Neste fim de semana acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para estudantes que tiveram os testes adiados por conta das ocupações nas escolas e ainda para aqueles que foram prejudicados pela falta de energia e outros problemas durante a aplicação do exame nos dias 5 e 6 de novembro.

No Piauí, um total de 3.432 candidatos que se sentiram prejudicados pela falta de energia e 1.912 estudantes cujos locais de provas foram ocupados em protestos contra a PEC 55, que limita os gastos públicos do governo federal, farão a prova.

A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2016 está sendo realizada em dois municípios do Piauí: Teresina e Bom Jesus. No total, são 7 locais de provas nos quais são aguardados 5.344 candidatos. Os cartões de confirmação foram disponibilizados dia 22.

Custos das provas
A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adiado custará R$ 10.512.564,33, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O custo envolve a impressão, a aplicação, a correção e a distribuição das provas e dos materiais administrativos para os mais de 271 mil candidatos que realizarão o Enem em dezembro. Na data original, dias 5 e 6 de novembro, o custo da prova foi de R$ 788 milhões e 5.848.619 pessoas compareceram ao exame, considerando a abstenção foi de 30%. As informações são do Ministério da Educação (MEC).
Tags: No PI, candidato diz - No Piauí, candidato

Fonte: GLOBO �|� Publicado por: Claudete Miranda
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FSA
Publicidade FIEPI
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)