Piaui em Pauta

-
-
No Piauí, 79% das pessoas com

No Piauí, 79% das pessoas com sintomas gripais não procuraram atendimento médico em junho.

Publicada em 26 de Julho de 2020 �s 21h06


No Piauí, 79,4% pessoas entrevistadas em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relataram ter tido pelo menos um sintoma relacionado à síndrome gripal em junho e não procuraram atendimento em estabelecimentos de saúde.

» Siga-nos no Twitter

A pesquisa não trata de diagnósticos médicos, mas apenas de informações relatadas pelas próprias pessoas. Conforme o Pnad Covid-19, aproximadamente 185 mil pessoas do Piauí, o equivalente a 5,6% do total da população, apresentaram algum sintoma da síndrome gripal em junho e apenas 38 mil procuraram atendimento médico.

Os 12 sintomas relacionados à síndrome gripal são: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular.

Seis a cada dez domicílios receberam o auxílio emergencial em junho
A pesquisa também fez um levantamento do número de famílias que receberam o auxílio emergencial. No mês de junho deste ano, 60,8% dos domicílios receberam o benefício do Governo Federal no Piauí. Em maio, o percentual era de 56%.

A taxa revela que aproximadamente 566 mil residências piauienses foram beneficiadas em junho. O Piauí ficou atrás apenas dos estados do Amapá (67,3%), Maranhão (66,5%), Pará (63,7%), e do Amazonas (61,8%). A média nacional também cresceu de 38,7% em maio para 43% em junho, o que equivale a 29 milhões de domicílios beneficiados no último mês.

Número de trabalhadores afastados do trabalho caiu em junho
A pesquisa também verificou a taxa de pessoas afastadas dos seus postos de trabalho. Notou-se que o número de trabalhadores ocupados, mas desligados do emprego caiu de 302 mil em maio para 230 mil no mês de junho.

Uma parcela da população conseguiu manter seus empregos, porém, também foi afetada pela crise econômica gerada pela pandemia da Covid-19 com a redução do salário. No Piauí, cerca 341 mil pessoas ocupadas tiveram o rendimento efetivo menor que o normalmente recebido no mês de junho. A média do rendimento foi de R$ 1.417,00 em junho, valor 16% inferior ao que era, normalmente, recebido por mês antes da pandemia, R$ 1.645,00.

Tags: No Piauí, 79% - No Piauí, 79% das

Fonte: globo �|� Publicado por: Da Redação
Comente atrav�s do Facebook
Mat�rias Relacionadas
Publicidade FIEPI
Publicidade FSA
Publicidade Assembléia Legislativa (ALEPI)